buscar
por

Santa Rita de Cássia

Santa_Rita

Nascida na cidade de Cássia, na Itália em 1381, Rita quando jovem casou-se com Paulo Fernando e tiveram dois filhos. O marido,  de gênio forte, maltratou-a muitas vezes e após envolver-se em disputas políticas, morreu assassinado. Anos depois perdeu seus filhos, vitimados por uma peste que arrasou a Europa naquela época.

Viúva e sem filhos,  dedicou-se ao socorro dos pobres e enfermos. Sentindo o chamado de Deus, procurou o Convento das Irmãs Agostinianas de Santa Maria Madalena, em Cássia, para tornar-se religiosa.

Conta a história que certa vez, foi encontrada pelas freiras rezando na capela do Mosteiro. Não se explica, racionalmente, como ali pôde aparecer já que portas e janelas estavam fechadas.

Em 1450, desejando ir a Roma, e não podendo por causa de uma chaga aberta no rosto, pediu a Deus que ela se fechasse e assim aconteceu, tornando-se a abrir quando de volta ao Convento.

Segundo o Frei Antônio Jacintho Gomes Junqueira, pároco da Paróquia Santa Rita, da Praia do Canto, toda a vida de Rita foi de sofrimento. “Desde o começo foi uma obediência aos pais, depois à realidade da vida. O exemplo dela nos mostra a capacidade de viver a vida e de total entrega a Deus.”

A coordenadora da comunidade dedicada à santa em Guaraciaba, na Serra, Maria Dilma Ferreira Silva contou que teve uma graça alcançada, por intercessão da santa.

“Meu filho chegou a ser internado e tomava medicamentos fortíssimos. Fiz novena à santa e todo dia ia à matriz da Paróquia na Praia do Canto e depositava flores aos pés dela. Hoje meu filho é casado, tem dois filhos e não ficou com nenhuma sequela da enfermidade”, relata a mãe emocionada.

Em devoção e agradecimento à Santa Rita, Maria Dilma, fundou, em 2006, a comunidade dedicada à santa no bairro. Ela também atribui a santa Rita a doação de um terreno onde está sendo erguida a comunidade.

Assim como nossa entrevistada, tantos foram os milagres e as graças que milhares de devotos receberam, por intercessão de Santa Rita que a jovem ficou conhecida como a “Santa dos Impossíveis”. Em 22  de maio, celebra-se o dia de Santa Rita e lembra-se a sua morte que aconteceu em 1457.

Para o frei Antonio, a lição que fica sobre a vida da santa é a obediência a Deus. “Que tenhamos esse amor à Deus agindo através do ser humano”, finalizou.
Gilliard Zuque

Filme:

comunidade_santaRita

Saiba mais sobre a vida da Santa Rita de Cássia! Produção do cinema Italiano de 2012, foi filmada na cidade onde Rita nasceu, viveu e deu testemunho de sua fé acompanhando toda trajetória de sua vida. Disponível em versão dublada.

Santa Rita de Cássia nas comunidades
Area Vitória
Paróquia de Santa Rita de Cássia – Praia do Canto

Area Vila Velha
Paróquia Santa Rita de Cássia – Santa Rita

Area Serra
Paróquia São Francisco de Assis – Guaraciaba, Serra
Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Residencial Centro da Serra
Paróquia da Epifania Do Senhor Aos Reis Magos – São Francisco

Area Serrana
Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Brejetuba (2)
Paróquia de Nossa Senhora Rainha da Paz – Rio Possonoser
Paróquia de Sant’ana – Marechal Floriano

Area Cariacica-Viana
Paróquia de São João Batista – Antonio Ferreira Borges
Paróquia São Francisco de Assis – Porto Novo
Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Santa Rita
Paróquia Bom Jesus – Mucuri
Paróquia Jesus Libertador – Campina Verde

Em nossa Arquidiocese de Vitória, 02  paróquias e 12 comunidades são dedicadas à santa.

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS