buscar
por

Promoção da cidadania por meio da inclusão digital

Trabalhar a inclusão digital e promover o exercício da cidadania. Assim é a atuação do Núcleo de Cidadania Digital (NCD), programa de extensão da Ufes, existente desde 2005. Orientado pelo professor do Departamento de Arquitetura, Roberto Simões, o programa é tocado por 32 alunos bolsistas de mais de nove cursos da universidade.  Eles são responsáveis por pensar as ações e iniciativas do programa, auxiliam no atendimento ao usuário e, em suas respectivas áreas, colocam em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. “A nossa principal missão aqui é trabalhar a cidadania, fazer com que a população tenha acesso a democracia, por meio da inclusão digital, e que ela seja exercida de foram digna e correta”, afirmou o diretor gestor do Núcleo, Héglio Raines, estudante do curso de Engenharia Elétrica.

 

pratica-do-saber

       O NCD realiza o atendimento à comunidade acadêmica e ao público em geral com cursos (conforme informações no box) no laboratório e ainda oferece o acesso a internet, impressões, scanner e um espaço pessoal de 300 MB para cada usuário cadastrado. Por mês são realizados cerca de 10 mil atendimentos. Para ampliar os serviços prestados ao público, o grupo iniciou os estudos para o lançamento de uma plataforma para a realização online dos cursos.
 
Cadastro
O NCD é aberto a toda a comunidade da Grande Vitória e a única exigência para a utilização dos serviços é que o usuário seja alfabetizado. Para cadastro, é solicitado um documento com foto e comprovante de residência. As pessoas que não possuem residência fixa também podem realizar o cadastro. As pessoas com deficiência também são amplamente atendidas pelo projeto.
 
Tela Cidadã
Lançado em 2012, é um portal online de transparência pública e política. “Para a pessoa exercer a sua cidadania é importante que ela saiba valorizar o seu voto. Com a lei de acesso a informação, percebemos que havia certa dificuldade em compreender os dados presentes nos portais do Governo, pois dados por si só não significam informação. O projeto veio para esclarecer, deixar essas informações mais claras para a população”, explicou Heglio.
 

computador

Os gastos públicos, a princípio do governo estadual, são informados por meios de gráficos, imagens e histórias comparativas que levam a dimensão do significado dos gastos. O site já está em funcionamento, mas ainda esse ano será lançada a segunda versão, definitiva. Enquanto isso, adaptações e melhorias estão sendo feitas ao projeto. Para conhecer a iniciativa acesse www.telacidada.org
 
Cursos
Mouse e teclado: voltado para iniciantes, pessoas que nunca tiveram contato com computador.
 
Iniciante: informática básica: funcionamento do computador,  peças e configurações, criação e edição.
 
Internet básico: conhecimentos básicos em internet, com foco na pesquisa, criação de email e segurança da internet.
 
Linux básico: a filosofia do NCD é baseada no software livre. Instalação e configuração para o usuário ter autonomia para o uso doméstico.
 
Cursos de escritório
Editor de texto, editor de planilha e editor de apresentação – utilização dessas ferramentas no dia a dia do usuário. Fluxo de caixa domiciliar, lembrete para o horário de tomar medicação, etc.

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS