buscar
por

Os chás auxiliam no funcionamento do organismo?

Justiça
Otaviano Afonso Pereira
Professor de Filosofia do Direito

Quais as vantagens e desvantagens da Delação Premiada?
Vantagem:
Respondo essa primeira questão, citando a lei 980/99, em seus artigos 13 e 14 que possibilitaram aos réus-colaboradores identificarem de forma voluntária os “co-autores” ou partícipes da ação criminosa, bem como localizar e recuperar total ou parcialmente o produto do crime. Tal ação tem como benefício a redução da pena ou mesmo a extinção da punibilidade. Este tipo de comportamento é denominado “delação premiada”. Porém, há o outro lado da moeda, os diversos comentários existentes, a respeito desse tema, partem do pressuposto de que ferem a “ética” de uma sociedade usar a traição como meio de alcançar a justiça. Porém, no universo criminoso não se pode falar em ética ou mesmo em valores moralmente elevados, dada a prática de condutas que rompem com as normas vigentes, ferindo bens jurídicos protegidos pelo Estado. Assim, aquele que denuncia, está desmantelando toda uma ação criminosa agindo a favor do Estado e contra o delito.

Desvantagem:
Para responder essa questão, diríamos que alguns autores na área de direito penal criticam como negativa a delação premiada, sobretudo no mundo Ocidental, que é voltado a valores cristãos. Assim, entendo que por meio da delação premiada as pessoas estejam “traindo seus amigos”. No Direito, a justiça é feita sobre os pilares da ética, moralidade e verdade. Na delação, a lei está prestigiando um modo de vida antiética. Está se valendo de um “anti-valor”. O bandido não tem ética, mas o Direito tem ou deveria ter.

Religião
Pe. Jorge Campos
Reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha

A reflexão na Celebração da Palavra é homilia?
O termo homilia, em sua origem grega, está próximo de “conversa familiar”, “discussão” e “exortação”. O Documento 52 da CNBB, que trata da Celebração da Palavra de Deus, fala sobre homilia ou Partilha (ou reflexão) da Palavra de Deus: “Quando o diácono preside a Celebração da Palavra a ele compete a homilia. Na sua ausência, a explicação e a partilha comunitária da Palavra de Deus cabe a quem preside a celebração” (76). Assim, pode-se entender que homilia e reflexão da Palavra de Deus, na Celebração da Palavra, são sinônimas; pois, na essência, trata-se de partilha e atualização da Mensagem Divina, de modo a iluminar a realidade da vida do Povo de Deus.

Saúde
Neide Ferreira
Pastoral da Saúde

Os chás auxiliam no funcionamento do organismo?
Os chás com suas propriedades diuréticas eliminam as toxinas facilitando a sua eliminação no organismo.
Os chás ajudam a amenizar o mal-estar, melhoram o funcionamento do intestino e aliviam a azia causada pela má alimentação ou excesso da mesma.
Ajudam a equilibrar, colaborando para o relaxamento e contribuindo para uma noite de sono, de maneira que, se usarmos os chás de forma adequada é muito seguro e faz um grande bem a saúde.
Os chás estimulantes do apetite são remineralizantes com propriedades para a drenagem do fígado e inflamação urinária. Ex: Malva, Sete Sangria.
Chás antiespasmódicos agem como calmante, estomático, dores menstruais, nervosismo, insônia de origem nervosa náusea, vômito, etc.
Como qualquer remédio alopata, corre-se risco se ingerido em quantidade desporporcional, ou que tenha contraindicação, principalmente, para quem tem a pressão arterial alterada, idade avançada ou crianças em idade até 12 anos. É necessário ter um bom conhecimento sobre as ervas para que se possa indicar como método alternativo de saúde. Assim, usar os chás de forma inadequada pode prejudicar a saúde. Mas usados de forma criteriosa eles são nossos aliados e fazem um grande bem.

Educação
Ednéa Firme Rosalém
Educadora / Psicoterapeuta / Terapeuta de Família

Por que a mesma criação gera filhos diferentes?
Entendo como mesma criação o conjunto de ensinamentos, valores, atitudes, contexto familiar sócio-politico-econômico-religioso-tecnológico que regem os integrantes de uma mesma família. Porém, a forma de assimilar esse mundo familiar é pessoal e se inicia nos primeiros momentos de vida da criança, através da sua percepção, da leitura que faz das imagens, dos gestos, do sabor, da temperatura, do som, do toque, das suas necessidades básicas satisfeitas ou não. É nessa época que as experiências emocionais, afetivas, das sensações contribuem para a construção de conceitos, crenças e verdades que servirão de motivação para o seu comportar-se no mundo. Aqui, inicia-se o desenvolvimento da sua realidade humana. Às vezes, o olhar de um pai para um filho é somente um olhar de um pai para um filho, o que pode ser totalmente diferente em relação ao outro filho que pode entender esse olhar como uma reprovação ou outra conotação qualquer. Assim vão se desenvolvendo filhos mais sensíveis, outros mais racionais, outros retraídos, outros expansivos, filhos medrosos, outros aventureiros. Para uns, o mundo é um parque de diversão, para outros, o mundo é um campo de guerra, para outros, é preciso que eles transformem o mundo.

Tem dúvidas? Então pergunte para quem sabe.
Envie sua pergunta para mitra.noticias@aves.org.br

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS