buscar
por

Os benefícios da atividade física ao ar livre

Atualmente nos direcionamos cada vez mais para a inatividade física (carros, elevadores e etc.) que contribuem para o sedentarismo que por sua vez contribui para diversas doenças; pressão alta, infarto, diabetes e outras. Para reduzir significativamente essas doenças existem duas soluções simples: mudanças de hábitos de atividade física e a prática de exercícios físicos.

É importante dizer que existe diferença entre atividade física e exercício físico. A atividade física é qualquer movimento corporal que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso (subir uma escada). O exercício físico é uma forma de atividade física planejada, repetitiva, com orientação profissional, visando a resistência física e as habilidades motoras (musculação, lutas marciais e etc).

Subir de escada ao invés do elevador ou escada rolante, caminhar ou ir de bicicleta até o local de trabalho, utilizar praças, parques e praias para diversão com a família com uma caminhada. Todos esses são hábitos que devem ser criados e incentivados.

A prática de um exercício físico é de extrema importância para gerar benefícios como melhora da capacidade cardiorrespiratória e metabólica, emagrecimento, ganho de força, equilíbrio. Esses benefícios podem ser alcançados tanto em exercícios “in door” (dentro de quatro paredes) quanto em atividades ao ar livre.

Vivemos em um país tropical que nos permite fazer exercícios ao ar livre durante várias partes do dia e quase que durante o ano todo. Lembre-se que é importante ser direcionado por um profissional de educação física graduado. Com isso motivos para ser exercitar é o que não faltam. Está esperando o que para começar?!
Os exercícios ao ar livre são importantes:

Proporcionam sensação de liberdade e contato com a natureza que atuam diretamente em nosso bem estar mental.

Reduzem os barulhos de música alta, luzes artificiais que normalmente vemos nas academias.

Possibilitam a realização de movimentos que as vezes não podem ser recriados facilmente em ambientes fechados.

Estudos têm demonstrado que exercícios ao ar livre são mais prazerosos, gastam mais calorias e aumentam a vontade de treinar.

Além disso o contato com o sol contribui para ativação de vitamina D muito importante para fixação de cálcio no organismo.

Lembre-se claro de evitar o sol nos horários de 10h às 16h.

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS