buscar
por

Mexa-se

Os jogos olímpicos estão aí. Que tal aproveitar a inspiração e também se movimentar um pouco? O exercício físico na medida correta pode lhe trazer muitos benefícios.

Agora, um cuidado é extremamente necessário nesta inspiração olímpica. Faça um exercício que esteja dentro das suas limitações. Empolgação em exagero pode fazer mais mal do que bem. Não é porque você verá na televisão atletas do ciclismo realizando provas de mais de cem quilômetros de distância que você pegará sua bicicleta abandonada há anos com aquela camada de poeira e ferrugem e tentar fazer o mesmo. Vai ser um dia de sacrifício para semanas de dores no corpo. Correr também não é a melhor opção para quem está sedentário há muito tempo e muito acima do peso. Tenha pena do seu joelho. Então que tal começar com uma caminhada?

Para quem tem receio de se sentir diminuído ao ir caminhar no calçadão onde muitas pessoas passarão por você correndo, saiba que uma pesquisa científica de 2013 concluiu que os benefícios alcançados por quem corre são os mesmos de quem caminha. Para mim esta notícia é um alento, principalmente quando vou caminhar e aqueles senhores e senhoras com no mínimo uns 20 anos a mais do que eu me passam com a maior facilidade. Vou caminhando no meu ritmo, lembrando daquela música do Almir Sater: “Ando devagar porque já tive pressa…”

Mas já que falamos de benefícios, saiba que eles são inúmeros:

Melhora a circulação -  uma caminhada de 40 minutos melhora a pressão sanguínea por pelo menos 24 horas; melhora a capacidade do pulmão – com a respiração mais intensa de uma prática de exercício o pulmão se livra de impurezas como poeira e secreções; combate a osteoporose – pois melhora a absorção de cálcio; afasta a depressão -  já que aumenta produção de endorfina que provoca a sensação de alegria e relaxamento; aumenta a sensação de bem-estar – uma caminhada por paisagens bonitas melhora o humor; além de muitos outros benefícios.

Quer mais? Então tem mais. Se além de se exercitar você fizer isto em casal as vantagens multiplicam:

Aumenta o diálogo – uma caminhada a dois é uma excelente oportunidade para aquele papo descompromissado; a saúde dos dois fica nivelada -  um acompanha o outro em uma passagem de tempo saudável; menos estresse, já falamos da endorfina, não é mesmo? Então aí vem felicidade; companheirismo e muito mais.

Vale lembrar que mesmo para uma caminhada vale a pena consultar um médico e ver se está tudo bem. Então vamos lá. Mexa-se e seja cada vez mais feliz.

Vander Silva 

 

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS