buscar
por

Encontro anual de formação dos presbíteros

Encontro anual de formação dos presbíteros

Padres e bispos das dioceses do estado estiveram reunidos de 13 a 16 de maio em Domingos Martins para o encontro anual de formação dos presbíteros. Este ano o tema foi “Ceb’s para uma Igreja em saída – dimensão sociopolítica missionária e animação das comunidades” e além de ter sido um momento de partilha e encontro fraterno, o retiro foi também uma oportunidade para uma reflexão teológica pastoral.

Eclesiologia da Província Eclesiástica, análise de conjuntura político-social e eclesial, e Igreja em saída, foram os assuntos abordados pelos palestrantes que finalizaram as reflexões com uma mesa redonda tendo a presença de Dom Geraldo Lyrio Rocha, padre Juliano Ribeiro e o Sociólogo Pedro Ribeiro.

A participação dos padres, segundo o Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, foi fantástica. “O número de padres que participaram do evento foi muito expressivo e suas colocações e reflexões muito proveitosas”, afirmou.

revista vitoria –– junho –– aconteceu 01     revista vitoria –– junho –– aconteceu 02

Encontro Provincial da Pascom

O Centro Católico de Estudos recebeu no dia 25 de maio os participantes do primeiro Encontro Provincial da Pascom. O evento surgiu como uma necessidade apontada pelos próprios agentes de comunicação para estreitar vínculos, trocar experiências e consolidar a caminhada pastoral já iniciada. Além disso, o encontro também foi um momento para celebrar o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano acontece no dia 2 de junho, e refletir sobre o tema: “Somos membros uns dos outros’ (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”.

Encontro de Articulação

Também no dia 25 de maio aconteceu o Encontro de Articulação da Pastoral da Educação na Província Eclesiástica do Espírito Santo. O evento, organizado pela Equipe Executiva da Pastoral da Educação do Regional Leste 2, foi realizado no salão Pe. Gabriel, na Mitra Arquidiocesana de Vitória. Na ocasião foi feito um estudo detalhado do Documento 110 da CNBB “Pastoral da Educação: Estudo para Diretrizes Nacionais” e traçadas ações para organizar e articular o trabalho pastoral no Estado.

 

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS