buscar
por

Desligue o celular

Consciência corporal com luzes e sons

Um novo tipo de terapia, chamado ‘Lightscores’, utiliza luzes coloridas aliadas a diferentes sons para ajudar crianças cegas ou com problemas de visão a se tornarem mais ativas e com uma maior consciência corporal. Dispositivos sensíveis à luz são presos ao corpo das crianças e, a cada movimento que elas fazem, o sensor produz um som diferente. Isso as encoraja a se aventurarem mais nas brincadeiras. A ideia é criar um ambiente seguro para as crianças com problemas de visão interagirem livremente com o que está a sua volta. E o ato de se movimentar é fundamental para criar conexões no cérebro ligando a audição à coordenação motora.

Para não esquecer

Quem nunca esqueceu um guarda chuva? Para resolver o problema de memória, a startup Davek desenvolveu um guarda-chuva com um chip Bluetooth. Quando o usuário se afastar do ‘Davek Alert Umbrella’, receberá uma notificação no smartphone dizendo que ele está deixando o local sem levar o acessório. O guarda-chuva, basicamente, fica sincronizado com um aplicativo da marca, que funciona em Android e iOS. Ao se afastar por mais de 9 metros, o telefone começa a apitar. O software ainda exibe notificações, baseado na previsão do tempo, sobre quando vai chover.

Alta da gasolina vira jogo

A alta no preço do combustível inspirou a criatividade de um gaúcho para a criação de um jogo. “Gasolina Cara” coloca os usuários para juntar dinheiro para poder abastecer o carro e andar o máximo possível por estradas em más condições. Segundo o criador, o jogo gratuito para telefones celulares e tablets é uma crítica bem-humorada ao preço da gasolina. Na brincadeira, o carro percorre uma via com três pistas e precisa passar sobre vários símbolos de cifrão para aumentar a quantidade de dinheiro acumulada e abastecer em postos localizados em determinados pontos da estrada. Uma barra amarela simboliza a gasolina, que rapidamente vai se extinguindo.

Desligue o celular

Os riscos de acidentes pelo uso do celular ao volante se intensificaram consideravelmente com a ampliação das funções do dispositivo. Um estudo do Departamento de Trânsito dos Estados Unidos revela que o uso de dispositivos móveis ao volante aumenta em até 400% o risco de acidente. Apesar da gravidade, segundo especialistas, os riscos não são levados a sério pelos motoristas, tampouco pelas autoridades por falta de estatísticas que comprovem o efetivo envolvimento dos celulares em acidentes de trânsito. A sua sugestão é que os motoristas deixem os celulares no silencioso, os desliguem ou os deixem bem longe para evitar que caiam na tentação de darem uma espiadinha a cada notificação.

Internet sem fronteiras

Instalar cabos de fibra ótica no fundo dos rios da Amazônia é a nova aposta do Exército Brasileiro e da Rede Nacional de Pesquisas para levar internet de alta velocidade a cidades ribeirinhas no meio da floresta mais densa do mundo. Para driblar complicações de atravessar a floresta, engenheiros fixaram os cabos pelos rios. Usar cabos subfluviais é a estratégia para conectar a região e deve integrar o Programa Nacional de Banda Larga. A tecnologia de fibra ótica permitirá conexões de até 100 Gigabit por segundo: capacidade usada para atender também o governo do Amazonas e órgãos como Receita Federal e Ibama.

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS