buscar
por

DE BIKE COM OS ANJOS DO PEDAL

A sugestão deste mês é especialmente para quem se interessa por locomoção de bicicleta. Você já ouviu falar de Bike Anjo? O grupo ensina pessoas que não aprenderam a pedalar, deixaram por muitos anos e querem relembrar ou querem dicas de segurança para enfrentar o trânsito em sua região. Mas eles fazem mais. Organizam circuitos com aprendizes, oficinas básicas de assistência técnica e ainda atuam junto ao Poder Público para exigir políticas de mobilidade.

Na Grande Vitória, os bikeanos, como são chamados os participantes do Bike Anjo, fazem plantão em todos os domingos do mês.

1º domingo na Praça do Papa em frente ao Projeto Tamar. 2º domingo na Serra no Parque da Cidade. 3º domingo em Marcilio de Noronha, Viana e 4º domingo em Vila Velha na Prainha.

revista vitoria –– ed maio - sugestoes 05  revista vitoria –– ed maio - sugestoes 06

No primeiro domingo de abril fui ver o trabalho. Cheguei às 9h e fiquei observando e ouvindo histórias. Senhoras que não conseguiram aprender a pedalar porque não tinha bicicleta em casa ou porque tinha, mas era só para os homens; jovens que não conseguiram aprender com parentes e recorreram aos voluntários; crianças que são pressionadas pelos pais e não evoluem no aprendizado. Todos, independente da etapa em que se encontram, estão lá, felizes com os resultados e pedalando pela Praça do Papa sob o olhar atento dos bikeanos voluntários, curtindo a sensação de liberdade. Em todos os rostos a alegria pela conquista ou sonho realizado.

Quer aprender a pedalar? É só se apresentar nos locais. Se não tiver bicicleta, os bikeanos emprestam. Quer assistir o trabalho dos voluntários? Vá lá nos locais de aprendizado e converse com quem participa. Você vai se encantar!

Quer ser um bikeano ou saber mais sobre Bike Anjo?

Acesse www.bikeanjo.org e faça seu cadastro.

revista vitoria –– ed maio - sugestoes 03  revista vitoria –– ed maio - sugestoes 04  revista vitoria –– ed maio - sugestoes 02  revista vitoria –– ed maio - sugestoes 01

 

Maria da Luz Fernandes
Jornalista

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS