buscar
por

ACONTECEU

Romaria das Famílias ao Convento da Penha

Fiéis das seis Áreas Pastorais da Arquidiocese de Vitória caminharam do Centro de Vila Velha até o Campinho do Convento da Penha, na tarde do dia 17 de agosto (sábado) para uma missa que marcou o encerramento da Semana das Famílias e que foi presidida pelo arcebispo Dom Dario Campos.

Durante o percurso aconteceram vários momentos de oração pelas famílias capixabas, conduzidos pelo Pe. Renato Criste, que também cantou e animou os fiéis.

A imagem de Nossa Senhora da Penha foi levada por todo o trajeto e colocada no altar para a Missa.

Imposição do Pálio

A Celebração Eucarística de imposição do pálio a Dom Dario Campos aconteceu no dia 25 de agosto na Catedral Metropolitana de Vitória. A imposição foi feita pelo Núncio Apostólico Dom Giovanni d’Aniello, que veio a Vitória especialmente para a ocasião. A vestimenta litúrgica é feita de lã branca e sua entrega ao arcebispo está ligada ao juramento de lealdade feita pelos arcebispos em nome de toda a Província Eclesiástica, ao Papa atual e a seus sucessores. Após a imposição do pálio, Dom Dario passou a presidir a Celebração.

Visita

Na noite do dia 24 de agosto, o Núncio Apostólico esteve na Paróquia São Pedro Apóstolo, no bairro São Pedro V, onde presidiu uma missa na Igreja Matriz São João Paulo II. A presença de Dom Giovanni na paróquia fez memória a visita do Papa João Paulo II no bairro.

Missa de envio e despedida

As jovens missionárias capixabas Karoline Amâncio, Lilian Barbosa, Nathália Araújo e Bianca Soares, partiram para a cidade de Paderborn, na Alemanha, no dia 29 de agosto. Durante um ano elas ficarão na Diocese da cidade, desenvolvendo trabalhos voluntários em obras sociais.

A missa de envio foi celebrada no dia 09 de agosto na Capela Nossa Senhora das Neves e foi presidida pelo pe. Hugo Scheer, diretor do Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia da Província Eclesiástica do Espírito Santo. Na ocasião também foi realizada a despedida dos três jovens alemães: Leo Dominicos, Madlein Altunkaynak e Pia Maria Heidk que estiveram durante um ano em nossa Arquidiocese de Vitória, também como voluntários em programas ligados a nossa Igreja Particular. Eles retornaram para a Alemanha no dia 14 de agosto.

 

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS