buscar
por

A afilhada do imperador

Dom Pedro II, imperador do Brasil, acompanhado da imperatriz Tereza Cristina visitou o Espírito Santo no ano de 1860. O próprio Pedro II fez várias anotações e desenhos em seu diário relatando essa viagem. O itinerário de Sua Majestade: a nova e a velha capital (Vitória e Vila Velha), as colônias de Santa Leopoldina e Santa Isabel; as vilas de Viana, Serra, Santa Cruz e Reis Magos; o Rio Doce (Linhares e Lagoa Juparanã). Também esteve em Guarapari, Benevente, Itapemirim e Rio Novo.

Encontramos em nossos arquivos alguns vestígios dessa visita do Imperador Dom Pedro II. Um dos mais interessantes e inusitados é um registro de Batismo de uma criança, na então Colônia de Santa Isabel, Domingos Martins. A afilhada de Dom Pedro II chamava-se Clara Margaretha, filha de Gustavo Bungestab e de Maria Bastian, nasceu e foi batizada no dia 30 de janeiro de 1860.

arquivo e memoria

arquivoememoriaBatismo Clara 2

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS