buscar
por

Vaticano divulga material para celebração do Dia do Migrante

O Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, dia 29 de setembro,  é celebrado pela Igreja desde 1914. A data é um evento especial para lembrarmos, rezarmos e desenvolvermos ações em prol de nossos irmãos que por motivos diversos como as guerras, perseguições políticas, étnicas  ou culturais, ou em consequência de desastres ambientais,  precisam deixar seus países de origem.

Para este ano em que celebramos o 105º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado , o Papa Francisco escolheu o tema “Não se trata apenas de migrantes”. Com objetivo de preparar as comunidades e paróquias para a celebração da data, o Vaticano divulgou um “kit” com material útil, como reflexões, orações, ideias para homilias e encontros e diversas outras sugestões.

A Kit pode ser baixado no site da Seção Migrantes e Refugiados e cada ficheiro pode ser descarregado, usado, impresso e partilhado livremente para apoiar a mensagem pastoral do Santo Padre e celebrar o Dia, juntamente com comunidades, migrantes, refugiados, deslocados internos, vítimas do tráfico de pessoas e organizações que se dedicam à sua assistência.

A Seção Migrantes e Refugiados convida os fiéis a partilharem a celebração do Dia na comunidade, enviando vídeos, fotografias ou outros materiais para o endereço media@migrants-refugees.va.

No dia 29 de setembro, Francisco presidirá a uma Celebração Eucarística solene na Praça de São Pedro.

COMENTÁRIOS