buscar
por

Transição religiosa. Artigo do professor Edebrande Cavalieri

Uma análise sobre a perda da hegemonia católica nas últimas décadas e o crescimento do segmento evangélico no Brasil,  é o que nos oferece em seu artigo para o site da Arquidiocese o professor Edebrande Cavalieri.

“Há muitas pesquisas sendo feitas Brasil afora, especialmente em Dioceses Católicas preocupadas com o fenômeno, mas são pouco divulgadas. O Instituto Datafolha publicou no dia 13 de janeiro desse ano uma pesquisa mostrando o cenário religioso do Brasil. Saltam aos olhos alguns indicadores:

1) Declínio do número de católicos caindo para 50%, com 0,97% ao ano. Isso vem acompanhado pela diminuição absoluta e relativa do número de filiações católicas. Os especialistas em demografia estimam que em 2040 haverá no Brasil 39,4% de pessoas católicas. Acreditam também que dificilmente esse percentual continuaria a diminuir, permanecendo em torno dos 40% da população total.
2) Crescimento do segmento evangélico atingindo a casa dos 31% com preponderância de mulheres e negros que, entre os pentecostais, atinge 69% das pessoas.
3) Aumento absoluto e relativo do número de pessoas que se declaram sem religião chegando a 10% das pessoas entrevistadas. Esse indicador traz algumas dificuldades para análise. Muitas pessoas afirmam estar sem religião, mas querem dizer que não frequentam nenhuma Igreja institucional e são ateus. Há um grande preconceito ainda em se dizer ateu.
4) Crescimento absoluto e relativo dos percentuais de pessoas pertencentes a religiões não cristãs.”

Leia o artigo na íntegra

COMENTÁRIOS