Sínodo para Amazônia e 58º Assembleia Geral da CNBB foram os principais assuntos da reunião do Consep

O Sínodo da região Pan-Amazônicae e a 58º Assembleia Geral da CNBB a se realizar em 2020  ocuparam a maior parte da pauta do primeiro dia de reunião do Conselho Episcopal Patoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Uma pergunta orientou as reflexões do grupo: quais os desafios hoje para que a palavra de Deus seja o fundamento da vida das comunidades eclesiais missionárias?

Sobre o tema, o arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antonio Peruzzo e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, ressaltou a força da Palavra de Deus: “A palavra de Deus é uma potência, é pessoa, é encontro e é espiritualidade”, reforçou.

O arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, ressaltou que a ideia é produzir um documento não muito extenso, mas orientações para efetivar a centralidade da Bíblia e que aponte para uma verdadeira “cultura” da Palavra de Deus na vida comunitária.

Comunicação

As ideias e preocupações iniciais para a nova política de comunicação da CNBB para o próximo quadriênio também foram alvo de debate entre os participantes do Consep. As reflexões foram motivadas pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil por meio de seu presidente, o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), dom Joaquim Moll, do padre Tiago Silva, assessor da Comissão e de Manuela de Oliveira Castro, nova assessora de Comunicação da entidade.

Após ouvir todas as sugestões, a Comissão de Comunicação e a Assessoria de Comunicação da CNBB formularão um planejamento estratégico para os próximos anos. Sobre o Sínodo para a Pan-Amazônia, a Assessoria de Comunicação da CNBB participará do evento no Vaticano, de 6 a 27 de outubro, de onde produzirá informações diárias, por meio das plataformas da entidade (site e redes sociais) de modo a aproximar a Igreja do Brasil dos debates e discussões do encontro.