buscar
por

Silêncio, oração e reflexão no retiro dos padres

Silêncio, oração, reflexão e um novo olhar sobre a pessoa de Jesus. Esse é o clima vivido pelos padres da Arquidiocese, reunidos em retiro em Santa Isabel, sob a assessoria de Dom Aloísio Pena Vitral, bispo de Teófilo Otoni.

O assessor afirma que a reflexão se faz em cima da nova profecia de Jesus, que é um jeito de mostrar que Deus é Pai e que o acolhimento é necessário nas comunidades. “Deus habita dentro de cada pessoa e com esse amor com que eu sou amado eu vou amar os outros. O amor de Jesus faz com que eu vá ao encontro do meu irmão, para amá-lo, não com o meu instinto, mas com o amor que Jesus tem por mim”.

O padre Sandro Firmino, representante dos presbíteros, explica que a escolha do assunto a ser trabalhado é feita no retiro anterior e fala sobre a importância deste momento. “Esse é um momento de espiritualidade em que nós padres, nos reunimos para rezar, de forma muito íntima com Deus. Durante a nossa caminhada anual, sentimos necessidade de estarmos juntos para conversar, rezar, trazendo sempre um tema, dentro da necessidade que aparece da sociedade e da própria Igreja”.

Dom Luiz Mancilha, arcebispo, que também participa com o clero, comenta como está o retiro: “Está muito bom, esse bispo é poeta, traz uma imagem bonita da pessoa de Jesus, convidando-nos a entrar nesse caminho da mística, tão importante, e assim reforçar a nossa fé”. Dom Luiz afirma ainda que “os padres se renovando podem passar vida nova para todos os demais irmãos. É muito importante para a Igreja, povo de Deus, quando seus líderes se renovam e aprofundam sua fé e possam de fato, depois, aprimorar as suas reflexões, encaminhamento e a Palavra sobre a pessoa de Jesus Cristo”.

O bispo auxiliar, Dom Sevilha, diz que o retiro é uma necessidade humana e espiritual para a reflexão, ajustes e aprofundamentos da vida espiritual e pessoal. “É como se fosse umas férias espirituais, em que o padre se reforça espiritualmente para depois continuar a sua caminhada trabalhando mais e melhor”.

Os padres permanecem em retiro até sexta-feira (10).

IMG_7829

IMG_7833

IMG_7836

IMG_7838

COMENTÁRIOS