buscar
por

Romaria das Mulheres reúne várias gerações e emociona participantes

A família esteve bem representada na romaria das mulheres, na tarde deste domingo (12). Muitas crianças com suas mães e avós fizeram a caminhada até o Parque da Prainha, todas entoando juntas cantos dedicados a Maria durante o trajeto, quando não podia se ouvir o som vindo dos carros que acompanhavam a romaria.

A fé, a devoção e união levou até a caminhada quatro gerações da família Ramos Gonçalves. Heloísa Helena, a segunda na linha sucessiva da família, contou que é uma alegria levar a neta Luísa para homenagear a padroeira e ainda ter ao seu lado sua mãe e sua filha. Emocionada durante a passagem da imagem, ela ajoelhou e disse que sabe que “é importante pedir ao Pai, mas o pedido feito à Mãe tem mais poder e com certeza é atendido”.

IMG_5897

Angela Camporez avaliou que “infelizmente, a guerra tem começado dentro de casa. Quando os valores como união, amor, fé e o respeito aos mais velhos forem retomados, a paz vai voltar a reinar nas famílias e na sociedade”. Sobre a romaria das mulheres, ela, que participa todos os anos, disse que volta para casa mais leve e percebe como o número de participantes tem aumentado a cada ano.

IMG_5893

A solidariedade também pode ser vista durante a romaria. Rosângela Correia, moradora da Prainha há 12 anos, assiste a todas as romarias do portão da sua casa. Além disso, recebe um grupo de cerca de 20 pessoas de Piúma que participa da Festa da Penha, e prepara com muito carinho almoço, lanche, cafezinho e água para os romeiros da Penha. “Atualmente só vou à missa de encerramento, porque não posso andar muito. Então fico aqui do meu portão acompanhando os romeiros e deixo um ou outro usar o banheiro, beber uma água”.

Ana Beatriz tem apenas 4 anos e já participa pela segunda vez da romaria das mulheres. A mãe, Leandra Barbosa, diz que gosta de incentivar a participação da filha, e a pequena completa: “Eu adoro Nossa Senhora!”.

IMG_5899

A imagem de Nossa Senhora da Penha chegou à Prainha cercada pelos fiéis, por volta de 15h40. O local já estava tomado por todos aqueles que aguardavam o início da missa.

COMENTÁRIOS