buscar
por

Paróquia celebra 100 anos de devoção a São Vendelino

No próximo domingo (20 de outubro) a Paróquia do Santíssimo Sacramento, em Parajú, comemora 100 anos de devoção a São Vendelino, o santo protetor dos lavradores que há 100 anos  teria livrado toda a região de uma epidemia que causava o extermínio dos animais.

Segundo consta a história local, por iniciativa do Pe. Guilherme SVD, sacerdote alemão, que trabalhava na região, os fiéis foram convidados a fazer um grande ato de penitencia com procissão, missa e muita oração. O Pe. Já havia vivido uma experiencia bem parecida na Alemanha e apresentou são Vendelino o padroeiro dos lavradores para ser o intercessor dos mesmos e padroeiro dessa grande devoção.

A ideia foi acatada por todos e criou força e em 20 de outubro de 1919, dia de São Vendelino, foi realizado pela primeira vez esse grande ato penitencial com a participação de toda a região que hoje compreende: Paraju, Perobas, Pena, Ponto alto, Goiabeiras, Barra do Tijuco Preto, São Rafael, Alto Paraju, Rapadura, Nova Almeida. No mesmo dia foi feito um voto(promessa) que esta iniciativa se repetiria todos os anos para sempre.

O que se sabe a partir de relatos dos antepassados da região é que em um prazo de poucos meses a doença nos animais foi desaparecendo e tudo voltou ao normal. Os anos passaram e a fé do povo não esmoreceu, sendo a devoção a São Vendelino passada de geração em geração ate os dias de hoje.

Programação:

72482911_412557062771408_8344564209891147776_n

 

COMENTÁRIOS