buscar
por

Papa Francisco cita a Amazônia em mensagem ao 2° Fórum das Comunidades Laudato Si

Aconteceu no último sábado o 2° Fórum das Comunidades Laudato Sí em Amatrice, cidade italiana, próximo a Roma. O Papa Francisco enviou mensagem e em uma frase lembrou a situação da Amazônia para incentivar o grupo na tarefa de difundir o pensamento da Encíclica Laudate Si: “O homem não pode permanecer um espectador indiferente diante dessa destruição, nem a Igreja deve ficar em silêncio. o grito dos pobres deve ressoar da sua boca, como já indicava São Paulo VI na sua Encíclica Populorum progressio”

O Pontífice ainda salientou ser um sinal de esperança que o Fórum estivesse acontecendo em território devastado pelo terremoto de 2016, pois estavam próximos dos irmãos que sofreram com a tragédia.

Em toda a mensagem o Papa incentivou um novo estilo de vida e propôs três palavras para ajudar a adotar novos comportamentos: Doxologia: adotar uma postura de louvor diante da criação. “O louvor é fruto da contemplação, a contemplação e o louvor levam ao respeito, o respeito torna-se quase veneração diante da criação e do seu Criador”.

Eucaristia: ter postura eucarística perante o mundo é identificar o dom de cada, já que tudo nos é dado gratuitamente. “O mundo não é para ser depredado e ocupado, mas para ser compartilhado, um presente a ser dado para que a alegria seja de todos e, portanto, seja maior”.

Ascese:“Toda forma de respeito nasce de uma atitude ascética, isto é, da capacidade de saber renunciar a algo por um bem maior, por um bem dos outros. A ascese nos ajuda a converter a atitude predatória, sempre à espreita, para assumir a forma de compartilhamento, de relacionamento ecológico, respeitoso e educado”.

COMENTÁRIOS