buscar
por

Oficinas sobre o respeito e a promoção dos Direitos Humanos para jornalistas e militantes da causa

Jornalistas e militantes dos Direitos Humanos são convidados a participar de oficinas do projeto de capacitação para o respeito e a promoção dos Direitos Humanos. São 125 vagas para jornalistas profissionais, 50 para estudantes universitários e 25 para militantes de Direitos Humanos. As inscrições serão encerradas no dia 06 de outubro e podem ser feitas pelo site: www.jornalismodireitoshumanos.wordpress.com. Nele também é possível encontrar datas e outras informações sobre o evento.

A intenção desta iniciativa do grupo de pesquisa e ação do Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência é proporcionar mecanismos de diálogo permanente entre as pessoas envolvidas com o tema direitos humanos: jornalistas, agentes públicos e militantes da área. As oficinas têm como objetivo a troca de experiências e informações entre os participantes visando compreender o papel da imprensa junto à sociedade; analisar criticamente os conteúdos jornalísticos em diversos meios; identificar práticas de desrespeito aos direitos humanos veiculadas e/ou promovidas pela imprensa; promover a cultura dos direitos humanos por meio da imprensa; desempenhar um papel de profissionais responsáveis, mas, sobretudo, de cidadãos responsáveis.

O projeto é uma parceria com a Subsecretaria Estadual de Direitos Humanos e o Sindicato dos Jornalistas, inserido em um edital do Ministério da Educação e da Secretaria Nacional de Direitos Humanos – Proext 2014 -, estando diretamente ligado aos princípios do III Programa Nacional de Direitos Humanos: “Promover o respeito aos Direitos Humanos nos meios de comunicação e o cumprimento de seu papel na promoção da cultura em Direitos Humanos”.

COMENTÁRIOS