buscar
por

O cristão é uma pessoa eucarística, destaca Dom Luiz na missa de Corpus Christi

CorpusChristi_catedral (34)

Muitos fiéis foram à Catedral de Vitória nesta quinta-feira, 15 de junho, para participar da celebração de Corpus Christi e também para ver os tapetes que foram confeccionados pela primeira vez em torno da igreja. Uma multidão acompanhou a procissão com o Santíssimo Sacramento que percorreu algumas ruas da Cidade Alta e, na chegada, foram abençoados pelo arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela, que também presidiu a missa. Os padres Renato Criste e José Geraldo Soares concelebraram.

Durante a homilia, Dom Luiz acentuou que no dia de hoje os cristãos saem às ruas para proclamar a presença de Jesus no pão e no vinho. Segundo ele, para entender este mistério é preciso voltar ao diálogo do Anjo com Maria. “Para Deus, a Palavra Criadora, nada é impossível que Ele se aproxime de nós de um jeito humano para nos resgatar de todo mal. Destinados a viver eternamente no amor, Deus não quis deixar a humanidade longe Dele”, afirmou.

O arcebispo também destacou que Jesus está presente na Eucaristia para que humanidade pudesse reencontrar seu caminho, fazendo a peregrinação amorosa até o Céu. “Ele quis estar conosco, caminhar conosco. Sem Ele, nada podemos fazer, por isso Ele se fez presente na espécie do Pão e do Vinho. Ao recebermos Jesus, recebemos também aqueles que estão ao nosso lado. Esta é a nossa missão. O cristão é uma pessoa eucarística, é identificado com a pessoa de Jesus. Corpus Christi é a proclamação da presença real de Jesus pelas ruas da cidade. Nunca devemos desesperar, pois o Senhor é o nosso consolo, o nosso remédio e a nossa vida”.

Na chegada da procissão, Padre Renato convidou todos os presentes a rezarem pelo Brasil, atendendo ao pedido da CNBB e de Dom Luiz.

COMENTÁRIOS