buscar
por

Novo prédio do IFTAV recebe nome de Dom Silvestre

O novo prédio do IFTAV inaugurado hoje recebeu o nome do arcebispo emérito: Instituto de Filosofia e Teologia Dom Silvestre Luiz Scandian. O arcebispo emérito participou da cerimônia e descerrou a placa de inauguração junto com Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo Metropolitano e Dom Aldo Gerna, bispo emérito de São Mateus e parceiro de Dom Silvestre desde a criação do IFTAV.

Após a bênção do prédio, feita pelos bispos da Província Eclesiástica e Dom Fernando José Monteiro Guimarães, Arcebispo Militar que se encontrava em Vitória, bispos, presbíteros, seminaristas, benfeitores, religiosos e leigos celebraram a Eucaristia em Ação de Graças pela conquista desta casa de formação que servirá as quatro dioceses do Estado.

DSC_0081

Na homilia, Dom Luiz falou das finalidades, da estrutura e resgatou um pouco da história. Na sequência o administrador da Mitra, Sergio Murilo Lopes fez a prestação de contas e auxiliou o Arcebispo na entrega de certificados às empresas, instituições e benfeitores que contribuíram com a construção. Registre-se que duas entidades da Alemanha, a Adveniat e a Arquidiocese de Paderborn, fizeram-se presentes no evento. Padre Hugo Scheer, atual Diretor do IFTAV emocionou-se durante sua exposição e também acentuou o serviço que o novo prédio carrega como missão: tornar o espaço físico que está pronto numa “casa de gente”, uma “casa de pessoas” para servir o povo de Deus do Espírito Santo e formar padres e leigos para o serviço à Igreja sempre lembrando a opção pelos mais pobres. Padre Hugo terminou com palavras de agradecimento por, como religioso do Verbo Divino, trabalhar nesta Igreja de Vitória. Depois a vez de padre Arthur Francisco Juliatti dos Santos, atual Coordenador Acadêmico do IFTAV que agradeceu e elogiou padre Hugo e Dom Luiz afirmando que padre Hugo sempre o inspirou e Dom Luiz sempre foi um apoio firme e corajoso. Ao final de seu discurso fez a evocação dos discípulos de Emaús: “fica conosco Senhor”!

Por fim, o representante da Arquidiocese de Paderborn, Ulrich Klancke, entregou a Dom Luiz um quadro de São Libório, santo patrono da Arquidiocese e conhecido por ser o santo das pontes da amizade e do relacionamento. Com esse gesto Paderborn quer ser um sinal visível no espaço do IFTAV como símbolo da amizade entre as duas Igrejas Particulares; e o representante da Adveniat, Norbert Bolte, entidade que ajudou financeiramente a construção, explicou o significado da palavra ‘adveniat’ – que venha a nós o vosso Reino, agradeceu a graça de ter acompanhado este sonho e vê-lo tornar-se realidade.

IMG_4273

O desafio agora é mobiliar e equipar os espaços para que o funcionamento das aulas possa ser transferido para o novo espaço.

COMENTÁRIOS