buscar
por

Missa em Ação de Graças pelos doadores de órgãos

No dia 27 de setembro é celebrado o dia Nacional da Doação de Órgãos e para agradecer a solidariedade de todos os doadores e das famílias de doadores, será celebrada às 19 horas desta terça-feira (17 de setembro), no Santuário-Basílica de Santo Antônio, a primeira Missa em Ação de Graças aos Doadores de Órgãos.

A missa será presidida pelo padre Vandaike Costa Araújo, assessor eclesiástico da Pastoral da Saúde e Capelania Hospitalar da Arquidiocese de Vitória, e também terá como intenções a solidariedade às pessoas que esperam por um transplante, o encorajamento e conscientização das pessoas e famílias para doarem órgãos e os profissionais da saúde que atuam no processo de doação de órgãos.

WhatsApp Image 2019-09-10 at 4.13.08 PM

No Espírito Santo, até maio deste ano, havia mais de 1,1 mil pessoas aguardando órgãos. E ainda segundo a Central Estadual de Transplantes a maior demanda é por um rim. Para se tornar um doador de órgãos não basta apenas externalizar o desejo, é preciso dizer à família, pois no Brasil a doação só é feita mediante autorização familiar.

De acordo com o Ministério da Saúde, pela legislação brasileira, não há como garantir efetivamente a vontade do doador, no entanto, observa-se que, na grande maioria dos casos, quando a família tem conhecimento do desejo de doar do parente falecido, esse desejo é respeitado.

Por isso a informação e o diálogo são absolutamente fundamentais, essenciais e necessários. Essa é a modalidade de consentimento que mais se adapta à realidade brasileira. A previsão legal concede maior segurança aos envolvidos, tanto para o doador quanto para o receptor e para os serviços de transplantes.

Para quem vão os órgãos doados?

Existe uma fila de espera de acordo com a urgência. Portanto, os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e aguardam em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado. A lista é controlada também pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

*Com informações do site do Santuário-Basílica Paróquia de Santo Antônio

COMENTÁRIOS