buscar
por

Material para preparação da Campanha da Fraternidade 2020

Preparar-se bem para a realização da Campanha da Fraternidade 2020. Este é o objetivo de uma série de matérias que serão divulgadas a partir desta segunda-feira no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com informações sobre quais caminhos os agentes pastorais das comunidades, paróquias, pastorais e organismos da Igreja devem trilhar. para isso.

A Campanha da Fraternidade é o modo com o qual a Igreja no Brasil vivencia a Quaresma. Há mais de cinco décadas, ela anuncia a importância de não se separar conversão e serviço à sociedade e ao planeta. A cada ano, um tema é destacado. Desta forma, a Campanha da Fraternidade já refletiu sobre realidades muito próximas dos brasileiros: família, políticas públicas, saúde, trabalho, educação, moradia e violência, entre outros enfoques.

Em 2020, a CF convida, a olhar de modo mais atento e detalhado para a vida. Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), busca conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, casa comum.

O aprofundamento do tema deste ano é possível com o conhecimento do texto-base, das vídeo-aulas, matérias jornalística e o vídeo oficial que integram um conjunto de subsídios disponíveis.

O texto-base, disponível para compra no site da editora, além de oferecer um panorama completo, com todo o referencial para que se possa viver, difundir e praticar os preceitos dessa edição da CF, traz a letra do hino oficial, a oração e o conceito da arte do cartaz. Também apresenta dados e orientações sobre o Fundo Nacional de Solidariedade e o resultado integral das coletas realizadas nas celebrações do Domingo de Ramos, coleta da solidariedade.

O vídeo pode ser encontrado no canal da CNBB no youtube: https://www.youtube.com as séries de vídeo aulas sobre o tema central pode ser vista no canal da Edições CNBB no youtube e uma matéria da Revista Bote Fé publicada na edição  nº 30  que circula até março de 2020, aprofunda o caminho que a CF propõe: “agir como o Bom Samaritano”.

A matéria fala da Quaresma como tempo litúrgico no qual a Igreja faz um convite mais intenso à conversão pessoal, renovação na família e ações em comunidade. A matéria apresenta ainda um pouco da trajetória de Santa Dulce dos Pobres e experiências no Brasil, como a experiência da Associação Guadalupe, em São José dos Campos (SP), que atua com gestantes em situação de vulnerabilidade social e com atendimento e aconselhamento de mulheres que apresentam algum risco de interromper a gravidez. A matéria apresenta ainda ações práticas a partir do texto base da CF 2020: primeirear, envolver, acompanhar, frutificar e festejar.

O link da matéria pode ser acessado aqui.

COMENTÁRIOS