buscar
por

Jovem do Território do Bem participará do encontro sobre economia mundial com Francisco

Levar a representatividade dos menos favorecidos e buscar um novo debate da economia, pensado a partir da pobreza das pessoas que estão nas periferias da cidades. Esse é o desejo da jovem Crislayne Zeferina, que está de partida para Assis, na Itália, para o encontro  sobre Economia Mundial com o Papa Francisco, “The Economy of Francesco” (A Economia de Francisco).

Crislayne Zeferina é uma jovem pedagoga que preside o Conselho Municipal de Juventude de Vitória representando a sociedade civil, é membra do Conselho Estadual de Juventude, presidenta do Fórum Estadual de Juventude Negra do ES (FEJUNNES), coordenadora de juventude da Nova Frente Negra, lidera da Pastoral da Criança no Território de Bem, membra do BR Cidades e articuladora e mobilizadora de projetos sociais para as periferias e fomentadora de criação de coletivos periféricos. Sem título Com esse currículo extenso, a jovem se animou a fazer a inscrição para a seleção do evento, depois de ter sido escolhida em uma reunião com lideranças comunitárias, organizada pelo Pe. Kelder Brandão, pároco da Paróquia Santa Tereza de Calcutá e vigário Vicariato para a Ação Social, Política e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória.

“Dentre as lideranças jovens, fui a escolhida e me senti muito feliz, Tive muita ajuda para montar um portfólio e fazer a inscrição e agora, após ter recebido a notícia que fui escolhida para participar do encontro,  muitas pessoas estão me apoiando para conseguir o valor total para a viagem. Estou confiante e muito animada”, comemorou.

Crislayne contou que iniciou seu ativismo social com a avó na Pastoral da Criança da Paróquia Santa Tereza de Calcutá, quando tinha 15 anos. “Eu sempre pedia a ela R$ 1, 00, mas minha avó sempre foi daquelas que se quer ganhar dinheiro tem que fazer por onde. Então ela me levou para a pastoral e comecei a trabalhar com ela. O que mais me sensibilizou na época em que comecei foi ver uma adolescente da minha idade grávida e com outra filinha de três anos, Elas só tinham mingau de fubá para comer. A partir daí eu me engajei totalmente na causa social”, contou.

Para ajudar nos custos da viagem, Crislayne está contanto com a ajuda de amigos e voluntários e para arrecadar todo o valor (R$ 4.500) foi feito uma vaquinha online. Quem tiver interesse em ajudar a jovem a pagar a viagem é só clicar aqui. O encontro será realizado entre os dias 26 a 28 de março, e dele participarão jovens economistas, empreendedores, protagonistas de mudanças, provenientes de diversas partes do mundo.

O Seminarista Vitor César Zille Noronha, do Seminário Nossa Senhora da Penha, também participará do evento. Conversamos com ele em dezembro, logo após ele ter recebido a notícia que havia sido escolhido para participar do evento. Confira a entrevista!

 

COMENTÁRIOS