buscar
por

Imposição do Pálio ao Arcebispo de Vitória é no dia 25 de agosto na Catedral

No próximo dia 25 de agosto, a Arquidiocese de Vitória recebe a visita do Núncio Apostólico (Representante do Papa no Brasil) para a imposição do Pálio ao Arcebispo Dom Dario Campos, em missa na Catedral às 10h.

Dom Dario recebeu o Pálio das mãos do Papa Francisco na solenidade de São Pedro e São Paulo, em Roma, no dia 29 de junho.

IMG-20190719-WA0006

O Pálio é o símbolo da missão pastoral do bispo, atribuído aos arcebispos, como da comunhão e jurisdição com a Santa Sé. O Arcebispo usa-o dentro das funções litúrgicas, sobre os paramentos apenas na Província Eclesiástica a que preside.

Arcebispo é um título atribuído ao bispo da diocese-sede. As palavras “arqui” e “arce”, colocadas junto às palavras diocese e bispo, vêm da língua grega, e significam “a primeira”, “o primeiro”. Assim, a Arquidiocese e o Arcebispo são “a primeira” e “o primeiro”, não em linha de importância, mas para serem aquela e aquele que devem estar a serviço e promoção da comunhão.

O Pálio é decorado com seis cruzes negras de seda (que lembram as feridas de Cristo), uma em cada cauda e quatro na curvatura, e é cortado na frente e atrás, com três alfinetes de gema aciculada em forma de alfinete.

O Núncio Apostólico ao vir para esta celebração quis, também, celebrar com uma comunidade de periferia e, essa celebração acontecerá no dia 24 às 19h no Bairro São Pedro, local onde esteve o Papa João Paulo II em 1991.

COMENTÁRIOS