buscar
por

Primeiro Encontro Provincial da Pascom acontece neste sábado no Centro Católico de Estudos

Neste sábado (25 de maio) acontece o I°  Encontro Provincial da Pascom, direcionado especialmente a todos os envolvidos com a comunicação nas paróquias da Província Eclesiástica do Espírito Santo. O evento também será uma ocasião para celebrar o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, comemorado todos os anos no domingo da Ascensão do Senhor, neste ano, celebrado no dia 2 de junho.

Durante audiência do Papa Francisco com membros da Associação da Imprensa Estrangeira na Itália, ocorrido na semana passada, o Pontífice falou que, de todas as características necessárias para ser um comunicador, a que pode representar uma mudança radical para o jornalista, é a humildade.

“ A humildade de não saber tudo é o que move a apuração. A presunção de já saber tudo é o que a bloqueia. Jornalistas humildes não são sinônimo de medíocres, mas é estar ciente de que através de uma reportagem, de um tuíte, de um programa no rádio e na televisão, pode se fazer o bem ou o mal ao próximo. Às vezes uma “errata” não é suficiente para restituir a dignidade a uma pessoa, sobretudo na era da internet”, observou Francisco.

O Primeiro Encontro Provincial da Pascom surge como uma necessidade apontada pelos próprios agentes de comunicação para estreitar vínculos, trocar experiências e consolidar a caminhada pastoral já iniciada.

Durante o evento o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais:  “Somos membros uns dos outros’ (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”, será refletido pelos participantes com o propósito de contribuir para que a comunicação dentro e fora da Igreja seja uma ferramenta para a transmissão da verdade.

O encontro será aberto aos membros da Pascom, aos integrantes do Ministério de Comunicação da RCC, aos profissionais da área de comunicação e a todos os leigos e leigas que desejam conhecer a comunicação na Igreja.

Também são convidados, padres, diáconos, seminaristas, agentes de pastorais sociais que identificam-se com a comunicação, secretários e secretárias de paroquiais que desenvolvem funções nas comunidades. O objetivo é incentivar a participação dos agentes de Comunicação das paróquias e dioceses, como também mobilizar grupos, comunidades, organismos que evangelizam pelos meios de comunicação.

O evento será realizado no Centro Católico de Estudos, novo prédio do IFTAV , localizado na rua João Batista Parra, na Enseada do Suá e terá a assessoria do Pe. Rafael, assessor de comunicação da CNBB e participação do coordenador nacional da Pascom, Marcus Tullius e da assessora de comunicação da Diocese de Colatina, Fernanda Farina.

Encontro de Comunicadores

Horário: 9h às 17h

Participantes: todos os envolvidos com comunicação nas paróquias (responsáveis pelos sites, redes sociais, jornais, revistas, registros fotográficos, etc) e os membros de Comunicação dos Grupo de Oração.

Investimento: R$ 30,00 por agente (incluindo alimentação, espaço e material de formação). O pagamento será feito via boleto bancário enviado à Paróquia.

Inscrições: As inscrições deverão ser feitas até o dia 20 de maio.

E-mail: mitra.pastoral@aves.org.br ou através do link: https://tinyurl.com/y5hrtlyd

Informações: (27) 3025 6292 – Rômulo

WhatsApp Image 2019-05-02 at 12.13.53 PM

 

COMENTÁRIOS