buscar
por

Dom Dario participa da inauguração da sede do Tribunal do Trabalho

Dom Dario Campos, Arcebispo de Vitória participou no final da tarde de hoje da inauguração da sede do Tribunal Regional do Trabalho a convite da Desembargadora Ana Paula Tauceda, presidente da Instituição.

Os discursos do Governador Renato Casagrande, de João Batista Brito Pereira, Ministro do Tribunal Superior do Trabalho e da Presidente do Tribunal acentuaram a importância do Tribunal em pacificar os conflitos nas relações de trabalho e afirmaram que o espaço físico não é a parte mais importante, mas facilitará os trabalhos reunindo as 14 Varas do Trabalho.

No momento da bênção ao novo espaço, o Arcebispo de Vitória citou o poeta Thiago de Mello “Não somos nem melhores nem piores. Somos iguais. Melhor é a nossa causa”, resumindo de certa forma os discursos anteriores e valorizando o objetivo de reequilibrar as relações de trabalho.

Depois dom Dario contou dois fatos sobre a Irmã Dulce, aproveitando que a Desembargadora Ana Paula, havia se referido a ela. O primeiro quando irmã Dulce sai para pedir comida, pois o hospital só tinha para mais dois dias. Na rua, já cansada de pedir e carregando algumas doações dirigiu-se a um executivo, narrou a situação e estendeu a mão pedindo ajuda para o hospital. Ele cuspiu e ao tentar retirar-se foi surpreendido pela irmã com a seguinte frase: “esta esmola foi para mim, agora o senhor poderia me ajudar para o hospital?” Surpreso, ele abriu a carteira e entregou-lhe um cheque. Ela agradeceu e disse: “agora tenho comida para 3 meses”. A segunda foi sobre a ampliação das enfermarias. Existia na comunidade da irmã Dulce um galinheiro e o hospital não comportava os doentes. Então, ir. Dulce pediu à ir. Provincial licença para derrubar o galinheiro, mas não obteve autorização. Deixou passar algum tempo e voltou a pedir, mas desta vez para reformar o galinheiro. A provincial autorizou. Seis meses depois ao chegar na comunidade a superior perguntou à irmã Dulce se a reforma estava concluída e ela a levou para ver os doentes que ocupavam a enfermaria naquele local. Com essas histórias dom Dario concluiu confirmando o poema de Thiago de Mello: melhor é a nossa causa!

Com a oração do Pai Nosso e a aspersão de água benta na placa de inauguração foi dada a bênção à nova sede do Tribunal.

COMENTÁRIOS