buscar
por

Despedida e envio de jovens missionários: intercâmbio religioso Alemanha e Arquidiocese de Vitória

“Quando uma graça é oferecida para gente, nós não podemos perder a chance de recebê-la”. Foi com essa frase que  Karoline Amâncio, uma das jovens que está participando do intercâmbio que acontece todos os anos entre a Arquidiocese de Vitória e a Arquidiocese de Paderborn, na Alemanha, descreveu a oportunidade de viver essa experiência.

Karoline e as jovens Lilian Barbosa, Nathália Araújo e Bianca Soares seguem para Paderborn no dia 29, e ficarão por um ano, desenvolvendo trabalhos voluntários em obras sociais da diocese alemã.

Três jovens alemães que estiveram durante um ano em nossa Arquidiocese, também como voluntários em programas ligados a nossa Igreja Particular, retornam no dia 14 para a cidade alemã: Leo Dominicos, Madlein Altunkaynak e Pia Maria Heidk. Durante o tempo em que estiveram em Vitória, os três trabalharam no Reama (Cariacica), no Projeto Dom Mauro (Vila Velha) e Caoca (em Goiabeiras), respectivamente.

A missa de despedida (jovens alemãs) e envio (das jovens capixabas) foi celebrada na noite desta sexta-feira na Capela Nossa Senhora das Neves, na Mitra Arquidiocesana de Vitória e foi presidida pelo  pe. Hugo Scheer, diretor do Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia da Província Eclesiástica do Espírito Santo.

Estiveram presentes as famílias que acolheram os jovens alemãs e as famílias das jovens que irão para Alemanha. O sentimento muito presente durante a Celebração Eucarística foi a saudade.

“A saudade faz parte, tanto dos que estiveram aqui e retornam para suas famílias, quanto dos que vão, deixando aqui seus familiares por um ano. Mas  o tempo passa rápido e esperamos que as jovens que vão para Alemanha retornem com uma bela bagagem de espiritualidade e cultura, além de muita vontade de compartilhar os novos conhecimentos conosco, ajudando a animar a juventude da nossa Arquidiocese. Aos que retornam, deixam saudades no coração de cada um que conviveu com vocês. Esperamos que levem de nós muitos sentimentos bons e muito aprendizado. Sentiremos saudades de vocês e esperamos que possam retornar em outra oportunidade para conhecer mais sobre nosso país e cultura”, falou a coordenadora do programa de intercâmbio na Arquidiocese de Vitória, Elizabeth Regina Lopes.

missa-14

Durante a homilia, pe. Hugo disse que cada um de nós recebemos um chamado para participar da construção do Reino de Deus. Ele fez votos que a oportunidade do intercâmbio tenha trazido aos jovens alemãs e traga para as jovens capixabas, conhecimento e fortalecimento na fé.

“Espero que vocês tenham condições de ir um pouco mais fundo na própria vida. Estudem, trabalhem, rezem, aproveitem a cultura. Tanto os que retornam quanto os que partem perdem algo, como a convivência com a família, por exemplo, enfrentam adaptações na alimentação e em tantas outras coisas diferentes de cada cultura, mas a experiência é de perder para depois ganhar. Que os que vão aproveitem bastante e aos que retornam, espero que este ano que passou tenha sido de muitas descobertas para vocês. Que a missão de vocês rendam frutos na construção do Reino de Deus. Voltem sempre, a casa é de vocês!, afirmou.missa-9

Após a celebração foi feito um agradecimento especial às famílias que acolheramos jovens alemães e cada jovem pode falar um pouquinho sobre sua experiência pessoal em nossa Arquidiocese. As quatro jovens capixabas que partem no dia 29 também falaram sobre as expectativas quanto ao intercâmbio.missa-15 missa-20

Após a missa houve um momento descontraído com lanche no Salão Padre Gabriel, oferecido aos jovens e as suas famílias.  missa-25

A Arquidiocese agradece a presença dos jovens voluntários e deseja-lhes um bom retorno e que a experiência os ajude nos próximos passos de suas caminhadas. Aos jovens brasileiros que possam fazer uma feliz experiência que os amadureça na fé e os prepare para a missão.

COMENTÁRIOS