buscar
por

Dom Luiz recebe Comenda Jerônimo Monteiro

A mais alta honraria concedida a um cidadão pelos trabalhos prestados ao Espírito Santo, a Comenda Jerônimo Monteiro, foi entregue ao Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela na manhã desta terça-feira, pelo governador Paulo Hartung. A cerimônia aconteceu no salão nobre do Palácio Anchieta onde os convidados, entre eles padres e amigos de Dom Luiz, assistiram a assinatura e entrega da homenagem.

Em sua fala, o vice-governador César Colnago deu um testemunho do cristão católico que homenageia o pastor. Ele fez questão de agradecer a Dom Luiz por sua missão e por estar sempre presente nos momentos importantes do Estado. Discurso Cesar Colnago

“Conheci e aprendi a admirar a forma como Dom Luiz abraçou nosso estado e conduziu os católicos capixabas durante esses 15 anos. Ele sempre esteve preocupado com o ser humano, oferecendo seu carinho e sua atenção. O agradecimento se justifica poque são 15 anos à frente da Arquidiocese de Vitória, 15 anos de trabalho e serviços à nossa comunidade católica”, destacou.

Em seguida, representando os amigos de Dom Luiz, José Lino Sepulcri falou a todos de sua emoção por estar ali para falar em nome dos amigos e comentou que o momento significa para ele sentimentos de muita alegria, mas também de tristeza.

“A tristeza é por saber que Dom Luiz logo se tornará bispo emérito, mas a alegria é grande, por também saber que ele vai continuar na Arquidiocese”, comentou.

Para Dom Luiz, receber a comenda Jerônimo Monteiro é motivo de hora e muita alegria. Ele comentou que a honraria o faz lembrar dos três lemas que ditam e nortearam sua missão na Igreja e disse ainda  ser da Igreja o mérito de receber tal homenagem, lembrando todos esforços e lutas dos bispos que passaram pelo estado e também de todas as pessoas que trabalham em prol dos menos favorecidos.discurso Dom Luiz

“Sinto-me deveras honrado, senhor Governador, porque vejo nesta homenagem um gesto que não mereço, mas sei que a Igreja Católica Apostólica Romana, tem seu grande mérito”, afirmou. Paulo Hartung, no entanto, disse a Dom Luiz que a sociedade está carente de líderes, e que o momento era para homenageá-lo como um líder .

“Hoje entrego a comenda a Dom Luiz em nome dos capixabas. Que Deus o guarde para que o senhor continue animado exercendo liderança”, disse Hartung.

Para descontrair, Hartung disse que em sua opinião, a aposentadoria de Dom Luiz é precoce. “Se o Vaticano continuar aposentando jovens vigorosos como Dom Luiz, a aposentadoria do Vaticano não vai aguentar”, brincou.

Ao falar sobre a Comenda, Paulo Hartung explicou seu significado e contou a todos os esforços realizados por Jerônimo Monteiro enquanto governador do estado para que o Espírito Santo saísse do isolamento econômico em que se encontrava, conectando-se ao Rio de Janeiro e a Minas Gerias.

Ele finalizou seu discurso dizendo que a Igreja ajudou a formar lideranças. ” Eu fui influenciado  a partir do movimento estudantil por Dom João Batista da Motta e Albuquerque, depois me tronei próximo de Dom Silvestre, e indo em frente encontrei Dom Luiz”, comemorou.

 

COMENTÁRIOS