buscar
por

Caco Barcellos e Elson Faxina encerram palestras no Muticom

Mais um dia de trabalhos no Muticom que deixaram os participantes empolgados e interessados na temática do 9º Muticom, ‘Ética nas Comunicações’. Neste terceiro dia, foi a vez do professor Elson Faxina e do jornalista Caco Barcellos tratarem de assuntos como ‘A Igreja Católica na mídia: análise do discurso’ e ‘A espetacularização da notícia’, respectivamente. A missa de abertura dos trabalhos desta sexta-feira (17) foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, Dom Rubens Sevilha.

O padre Sirlei, de Guarapuava, no Paraná, elogiou o encontro e as discussões aqui levantadas. O estado do Paraná, aliás, está bem representado no evento. Grande parte dos participantes vieram de ônibus, em uma viagem de 31 horas.

Elson Faxina analisou alguns boletins diocesanos e paroquiais e mostrou aos presentes o resultado da sua análise, apontando que é preciso facilitar a comunicação, o entendimento das pessoas em relação ao que é noticiado. Além disso, afirmou que é preciso fazer mobilização, e não divulgação, pois a primeira se propõe a buscar uma mudança de atitude diante de um fato, um engajamento consciente. “Nossa missão mobilizar pessoas para serem membros, incorporadas na vida comunitária. É preciso pisar mais no barro do que no carpete, conhecer profundamente a Igreja em que atua”.

Para falar sobre a espetacularização da notícia, Caco Barcellos lembrou da violência, assunto que gera grande parte das notícias sensacionalistas, e deixou aos presentes um questionamento: “Quem é o grande matador do povo brasileiro?”. De acordo com ele, se as pessoas deixam de saber a resposta para uma indagação importante, é porque antes outra pessoa deixou de informar, responsabilizando a abordagem preconceituosa de alguns jornalistas com a formação dos “bandidos”. O jornalista ainda afirmou que as pessoas confundem um jornalista que emite opinião, com o jornalista que realiza o jornalismo investigativo, para ele, a apuração de uma notícia deve reunir elementos para contar uma história em que o público possa formar a sua opinião sobre o caso.

Caco Barcellos também opinou sobre assuntos polêmicos e atuais como a redução da maioridade penal e o financiamento privado a campanhas políticas. Segundo ele, os políticos votaram a maioridade penal sob a justificativa da vontade da população, e no outro caso, passou por cima do anseio popular ao aprovar o financiamento. Durante a sua apresentação, Caco Barcellos mostrou reportagens produzidas por ele, mostrando a realidade de países em guerra.

IMG_20150717_080236356_HDR

IMG_20150717_080258990

IMG_20150717_090746607_HDR

IMG_20150717_110338398

IMG_20150717_110410153

IMG_20150717_110413514

COMENTÁRIOS