buscar
por

Área Pastoral Vila Velha encontra-se com o Arcebispo para iniciar a Assembleia do Povo de Deus

As seis áreas pastorais da Arquidiocese de Vitória irão receber a visita de Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano com três objetivos: 1. A apresentação do Arcebispo às lideranças; 2. A apresentação da área pastoral ao Arcebispo; 3. Apresentação do processo de realização de assembleias em vista da elaboração do novo projeto pastoral.

A primeira área a receber a visita na manhã deste sábado, 6 de abril de 2019, foi Vila Velha.

Padre Pedro Henrique deu as boas-vindas a Dom Dario e brevemente apresentou as 19 paróquias, o Convento da Penha e genericamente as ações das pastorais carcerária, saúde e da criança. a participação no Oitavário da Festa da Penha, as formações para liturgia e catequese e o Encontro de Adolescentes.

Depois foi a vez do Arcebispo que se apresentou como pessoa alegre, serena e verdadeira. Dom Dario insistiu para que as lideranças aproveitem este momento para olhar para a frente e não fiquem olhando o passado. O Arcebispo afirmou ver com alegria as forças vivas  desta Igreja que despertam vocações e ministérios. Incentivou a vocação a Nossa Senhora da Penha e pediu que se empenhem para que a devoção se fortaleça também fora da área pastoral de Vila Velha. Na continuação do discurso, Dom Dario pediu que as lideranças fiquem atentas à novidade que Deus oferece a cada dia e insistiu que não fiquem presas aos acontecimentos desagradáveis do passado partindo da primeira leitura de amanhã (Is 43,16-21) que fala da novidade de Deus e, terminou dizendo, que quem encontra Jesus retorna sempre por outro caminho.

O coordenador de pastoral, padre Renato Criste apresentou como se dará o processo de realização da Assembleia do Povo de Deus que acontecerá primeiro nas comunidades, depois nas paróquias, nas áreas pastorais e ao final uma Assembleia Arquidiocesana que sintetizará todos os relatos e definirá o projeto pastoral para 4 anos. Pe. Renato falou sobre as condições necessárias para percorrermos a caminhada: pés firmes na realidade – olhar no horizonte e mãos unidas.

Enquanto acontecia o Encontro da área pastoral do lado de fora do salão, no pátio do Santuário de Vila Velha, uma ação do Governo do Estado do Espírito Santo atendia pelo Projeto Abril Verde que trabalha pela saúde e segurança no trabalho. Nos intervalos quem quisesse podia gratuitamente fazer testes, medir a pressão e buscar informações.

COMENTÁRIOS