buscar
por

A violência se combate com atitudes nobres, disse dom Dario no primeiro dia do Vinde e Vede

A missa no primeiro dia do Vinde e Vede (retiro de carnaval da RCC, Renovação Carismática Católica), foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, dom Dario Campos.

Pregações, palestras e confissões aconteceram durante a tarde e às 17h30 as atividades encerram com a missa.

Dom Dario cumprimentou e conversou com os participantes que o rodearam e fez um convite para que todos participem da Abertura da Campanha da Fraternidade que acontece no domingo, dia 1 de março. O Arcebispo também foi agraciado com um presente e um agradecimento pela presença e por ter ‘ajeitado’ a agenda para estar com eles.

Na homilia dom Dario pediu que as pessoas vivam em comunhão com o Papa e com a Igreja e “não queiram ser mais Igreja que o Papa e o próprio Jesus”. Referia-se a pessoas e grupos disseminam pela internet críticas ao Papa e à Igreja. Depois explicou a Palavra proclamada nas leituras bíblicas: “a liturgia que a Igreja nos apresenta hoje pede a cada um de nós o desarmamento do ódio, da vingança e do orgulho. [...] o ódio nos distancia, não apenas do semelhante, mas de Deus. [...] precisamos ter consciência que tudo pertence a Deus, tanto as pessoas quanto o mundo, a vida e a morte e que há uma integração dessas criaturas com seu Criador. [...] Jesus nos mostra o outro modo da convivência, do relacionamento, das atitudes, ou seja, uma nova maneira de amar, de respeitar… enquanto o mundo pede que nos vinguemos daquele que pratica maldade, Jesus manda perdoá-lo e amá-lo. Não é a violência da vingança que irá recuperar aquele que errou, mas o amor. A violência se combate com atitudes nobres que a desbancam, como por exemplo, dar a outra face quando alguém nos esbofeteia, oferecer o manto quando alguém nos leva a túnica ou caminhar dois quilômetros quando alguém nos obriga a caminhar um. Estas são imagens figurativas para nos mostrar que não devemos reagir com violência diante de atos e propostas violentas. [...] A proposta de Jesus é clara e inovadora: amem os inimigos, rezem por aqueles que vos perseguem”.

O Vinde e Vede continua até terça-feira no Pavilhão de Carapina de 7h30 às 18h.

 

COMENTÁRIOS