buscar
por

A missão de continuar levando a Palavra de Deus a todos

É reconfortante saber que mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, e diante da impossibilidade de irmos às igrejas de nossas comunidades, muitos seguem trabalhando, ou melhor, servindo e contribuindo para que a Palavra de Deus continue chegando aos fiéis.

Agentes das Pastorais da Comunicação da Arquidiocese de Vitória (seguindo as orientações das autoridades de saúde), se revezam para e transmitir, através das  redes sociais, as Missas, Celebrações da Palavra, Orações do Santo Terço, novenas, momentos de oração, e várias iniciativas de fé que estão sendo realizadas por padres, leigos, seminaristas e religiosos(as). A atuação dessas equipes tem ajudado os fiéis da Igreja Particular de Vitória a enfrentar a atual situação.

No caso das Missas e Celebrações da Palavra, temos que evidenciar também a atuação dos agentes das pastorais da Liturgia e da Música, que tornam as transmissões ainda mais ricas em espiritualidade.

Os desafios desses agentes são muitos, especialmente quando chegam às igrejas e notam os templos vazios, sem assembleia. Se por um lado tal situação causa estranheza e até um pouco de tristeza, por outro também traz alegria aos corações de quem tem a missão de contribuir para que a Palavra de Deus chegue a todos.

A seguir, depoimentos dos agentes da Pastoral da Comunicação que seguem nesta missão:

 

Área Pastoral Vitória

Elaine Butter – Paróquia São José – Maruípe, Vitória

“Fomos pegos pela pandemia no meio da Novena do Padroeiro São José. Após orientação, a participação da assembleia foi suspensa. No dia 19/03, dia de São José, não podíamos deixar de dar um alento aos paroquianos, assim, a imagem do padroeiro foi levada, em carro aberto, a todas as comunidades da paróquia. Em suas casas todos os paroquianos receberam a benção do nosso pároco, Pe. Robinson.

A Pascom está trabalhando incansavelmente para levar ao maior número de pessoas todas as informações através de suas redes sociais. E também transmitindo as celebrações das missas aos domingos.”

WhatsApp Image 2020-03-23 at 1.58.50 PM

 

Jeane Lima – Paróquia Santa Rita de Cássia – Praia do Canto

A nossa rotina mudou por completo, de repente! Da Igreja cheia para Capela, com o mínimo de pessoas, ou apenas o padre. Das atividades de trabalho e lazer para estar 24 horas conectados. Apenas nos resta dizer: A tempestade vai passar e sairemos dela fortalecidos.

Estamos aprendendo a comunicar novamente, a nos aproximar da comunidade, mesmo longe. É um momento difícil e que está mexendo com o coração de todos. Então, no momento, o que mais queremos é encher de partilha e oração, dando as pessoas o que mais precisam agora: Fé!

Carol Perim – Paróquia Santa Luzia, Barro Vermelho, Vitória

Neste momento de recolhimento, os paroquianos estão sedentos por conforto, e a oração é fundamental. As redes sociais têm ajudado a promover essa esperança por dias melhores, e tem permitido levar a Casa de Deus até os lares. Tem sido gratificante poder cumprir esta missão, neste tempo tão online de nosso Igreja.

WhatsApp Image 2020-03-23 at 4.39.02 PM WhatsApp Image 2020-03-23 at 4.39.32 PM (1)

 

Neucelina Moraes Paixão Paróquia São Pedro Apóstolo, Conquista

“Em tempo de recolhimento é bom saber que nossos irmãos estão sendo sustentado através do nosso trabalho, saber que estamos levando o conforto e a Palavra de Deus nas casas de quem precisa. Está sendo uma experiência incrível proporcionar tudo isso para quem está sedento de Deus.”

1926849d-23db-4133-a5e5-fc0d45edb075

 

Área Pastoral Serra/Fundão

Luciano Figueiredo – Paróquia Nossa Senhora da Penha, Jardim Limoeiro

“Na paróquia Nossa Senhora da Penha em Jardim Limoeiro, na Serra, desde sexta-feira passada tem sido a nossa jornada a transmissão do terço e a missa diária. Tem sido uma benção, mesmo com todas as limitações, Deus tem feito seus prodígios e acalentado os corações dos paroquianos que nesse tempo não podem ir até a igreja. A adoração benção do Santíssimo muito especial. Acho que para cada Pasconeiro tem sido um privilégio poder participar dessa missão.

nossasenhoradapenhaemjardimlimoeiro

Ivomar Cordeiro, Paróquia São José de Calasanz – Feu Rosa

“Está sendo um serviço muito gratificante! Poder colaborar propiciando momentos de oração e encontro com Deus para a nossa Paróquia São José de Calasanz e para tantas outras pessoas que nos acompanham. Jesus Cristo é atemporal e atual, nos conecta e une presencialmente e virtualmente.”

 

Área Pastoral Benevente

 Lucas Par. Nossa Senhora Dos Navegantes

Hoje transmitimos uma missa às 6h da manhã, numa comunidade histórica de nossa paróquia. Nos preparando para a missa e o sol nascendo ao fundo, foi um momento bem especial e me fez pensa na importância de nesse momento onde as pessoas tanto necessitam de Deus, a gente pode ajudar a tranquilizar, a acalmar e consolar as pessoas que estão aflitas com tudo que vem acontecendo e assim como o sol nascendo nos trás a certeza de um novo dia e um novo começo a Santa Eucaristia nos da a certeza de que tudo vai passar e ficaremos todos bem.”

nossasenhoradosnavegantesguarapari

Marcelo Saraiva Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Guarapari

Neste tempo de pandemia percebemos o quanto as pessoas têm buscado a força em Deus, e é gratificante ouvir os depoimentos de gratidão pela iniciativa do padre e da Pascom. É muito bom poder ser o canal da Graça de Deus e poder levar a Palavra e a comunhão (espiritual) a todos através das  redes sociais. Louvado seja Deus!

9af32adb-d55c-411a-aaa0-c89772a2c4ce

 

Rosângela Gegenheimer Calenti – Paróquia Sagrada Família – Praia do Morro / Guarapari

Neste momento em que as famílias cristãs mais carecem de oração e estímulos para se fortalecerem na fé, usarmos os canais disponíveis das redes sociais, é extremamente importante. Motivar essa conectividade para suprir a carência do povo que não pode, neste momento de isolamento, frequentar sua comunidade para suas atividades de caminhada, vai ajudar manter as famílias católicas mais unidas como igrejas domésticas.
Experiência que nos gera medo, mas ao mesmo tempo nos fortalece na fé e no trabalho voluntário e a alegria de poder levar a Palavra de Deus através das redes sociais.

4241c22a-13f8-4677-ac11-5dcca1521b70

 

Área Pastoral Vila Velha

Graziella Almeida Lorentz – Paróquia N.S. Guadalupe, Itaparica, Vila Velha

Neste período de isolamento, temos percebido o quanto é importante para as pessoas de nossa paróquia ouvirem as homilias, mensagens de conforto e orações de nosso pároco. As redes sociais são a forma dele continuar se fazendo presente. Percebemos a necessidade da Paróquia em ouvi -lo, na sua condução, consolo, cuidado e no seu gesto de amar. É o sentimento de todos nós.

Agentes da Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Glória, Na Glória, Vila Velha.

“Vivemos num mundo cruel e infelizmente só lembramos da existência de Deus na hora da dificuldade. É preciso que ajudemos o próximo nessa hora com muita catequese, oração e demonstrações de fé, para que todos lembrem e louvem a Deus depois que tudo isso passar. Conscientização sobre os cuidados necessários temos o tempo inteiro na mídia, precisamos ser mensageiros e enviados por Jesus para levar a Palavra aos fracos de espírito.

E por isso as redes sociais nunca tiveram tanta importância como estão tendo agora nesse episódio de Pandemia. Graças a Tecnologia podemos levar a palavra de Deus para as pessoas que estão confinadas em casa, as vezes sozinhas e necessitando de uma palavra de conforto para conseguir vencer essa fase”

 

 Área Pastoral Serrana

Adriana Gomes – Paróquia Santa Isabel, Domingos Martins

“Não adianta entrar em pânico! Agora é momento de união de solidariedade e de família. De pensar no outro. Tempo de dobrar nossos joelhos e abrir nosso coração. E por que não fazer isso com os nossos irmãos paroquianos, leigos e leigas, irmãos e irmãs em Cristo? Estamos aqui para anunciar o Evangelho do Senhor. E o Senhor neste o momento de calamidade deu a nós a oportunidade de comunicar o seu amor, a esperança e nos confortar através de Sua Palavra, ainda mais forte pelas mídias sociais. Então, vamos fazer!!

d46e6a97-9809-41ff-8a2f-a5cf5382b8e9

 

Claudiorrana Raíssa Cardoso – Paróquia Sant’Ana e Marechal Floriano

“O Santíssimo estava exposto e poucas pessoas estavam na Igreja, sentadas bem distantes umas das outras. Quando cheguei e me deparei com a cena, meu coração apertou e me emocionei. Olhando para Jesus senti que assim como eu, muitos sentiam saudades de olhar para Jesus e estar na Igreja. Quando o padre chegou e deu a benção, os olhos dele se encheram de lágrimas.O povo não estava mas…. Deus nos dá dons e meios para que todos possam se sentir mais próximos; através da Comunicação, das redes, das transmissões, dos comunicados e assim aconteceu. O povo de Deus se aproxima agora e reza junto com seus corações unidos.”

8887baad-215f-45d7-9580-8cd086689990

 

Área Pastoral Cariacica/Viana

Sergio Renato Gomes – Paróquia São Francisco de Assis, Porto de Santana, Cariacica

Servir é a principal missão da PASCOM,e neste momento de isolamento pessoal que estamos vivendo, a Pastoral, em suas transmissões, promove união espiritual entre seus paroquianos. Neste momento nossa missão é, levar a Santa Missa até o lar de nossos irmãos, que de suas casas, participam com fé e esperança, elevando louvores, preces, orações e agradecimentos ao nosso Senhor Jesus.

255d0eb1-e269-46a6-9d7a-0e38de1b51db

COMENTÁRIOS