buscar
por

Uma tradição que cresce a cada ano na Festa de Corpus Christi: a procissão do Santíssimo e os tapetes

Hoje (20 de junho) a Igreja comemora a Festa de Corpus Christi uma importante data do calendário litúrgico, quando é celebrada a instituição da Eucaristia com a exposição pública do Santíssimo Sacramento pelas ruas, em procissão, juntamente com os fiéis.

Na Arquidiocese de Vitória, Paróquias e comunidades se unem para a confecção de tapetes nas ruas dos bairros, por onde passará a procissão que leva o Santíssimo Sacramento. Os tapetes são feitos com diversos tipos de materiais como pó de café, pó de serra, pó xadrez e também diversos materiais recicláveis.

Paróquia Maria Mãe da Igreja, São Geraldo, Cariacica

Maria Mãe da Igreja, São Geraldo, Cariaciaca Paróquia Bem Aventurado Padre EustáquioParóquia Bem Aventurado Padre Eustáquio ´Praiada Concha, Guarapari Paróquia Nossa Senhora das Graças, JucutuquaraParóquia Nossa Senhoa das  Graças, Jucutuquara Paróquia Nossa Senhora da Conceição,  GuarapariParóquia Nossa Senhora da Conceição, Guarapari Paróquia Nossa Senhora da Glóriaparóquia Nossa Senhora da Glória (2)Paróquia Nossa Senhora das Graças, Coqueiral de Itaparica
Paróquia Nossa Senhora das Graças, Coqueiral de Itaparica 2 Paróquia Nossa Senhora do RosárioParóquia Nossa Senhora do Rosário 4 Paróquia Nossa Senhora dos  Navegantes, MeaípeParóquia Nossa Senhora dos Navegantes, Meaípe Paróquia Nossa Senhora da Penha, FlexalParóquia NossaSenhorada Penha, Flexal I  (1) Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Praia da CostaParóquia Perpétuo Socorro,Praia da Costa (2) Paróquia Sagrada Família, Praia do MorroParóquia Sagrada Família Praia do MorroParóquia Sagrado Coração de Jesus, Itaquari II
Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Itaquari2 Paróquia Santo Antônio de Sant’Ana GalvãoParóquia Santo Antônio de San'Ana Galvão2 Paróquia São Francisco de Assis, Bairro São Francisco, CariacicaParóquia São Francisco deAssis, bairro São Francicso,CariacicaParóquia São José de Calasanz, Feu Rosa
Paróquia São José de Calasanz, Feu Rosa (1)Paróquia São José, Maruípe
Paróquia São José, Maruípe (2) Paróquia São Pedro Apóstolo, Conquista Paróquia Santuário-Basílica, Santo AntônioSantuário basílicaParóquia São João Paulo II, Itaparica
são joãopaulo II praia de itaparica2

Paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria
Paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria

Catedral

Na catedral de Vitória, a Celebração aconteceu às 17h e foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Dario Campos. O coral da Catedral escolheu músicas próprias para o dia e criou um clima de interiorização e oração. Os fiéis compareceram, participaram da missa e depois da procissão que percorreu algumas ruas da Cidade Alta e retornou à Praça da Catedral onde dom Dario, carregando o ostensório, contornou a Catedral caminhando sobre os tapetes confeccionados pelos paroquianos.

Na homilia dom Dario alertou para o verdadeiro significado da Festa de Corpus Christi que, segundo suas palavras é “resgatar a memória pascal, a doação da vida para que todos tenham vida e a partilha. Quando falamos de partilha, não nos referimos apenas à partilha de bens materiais ou de alimentos, mas de dons e da própria vida. Uma partilha para ser verdadeiramente transformadora, precisa ser integral, vir da profundidade da alma, como um gesto de conversão, e não apenas, para desencargo de consciência, como muitos fazem”. E acrescentou o Arcebispo: ” a liturgia da Palavra deste dia traz o tema da partilha em todas as suas instâncias, do alimento à vida, passando pelos dons e talentos que cada um tem. Ou seja, doação total”.

Durante a Celebração novos membros foram acolhidos na Irmandade Nossa Senhora da Boa Morte.

Paróquia Nossa Senhora da Vitória, Catedral (1) Paróquia Nossa Senhora da Vitória, Catedral (3) Paróquia Nossa Senhora da Vitória, Catedral (7) Paróquia Nossa Senhora da Vitória, Catedral 2

 

História

A Festa de Corpus Christi começou no século XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, graças à freira Juliana de Mont Cornillon. Ela teria tido visões nas quais o próprio Cristo lhe aparecera pedindo que realizasse uma festa anual em honra da Eucaristia. A solenidade, porém, só foi instituída oficialmente pelo papa Urbano IV, em 1264, ao publicar uma bula sobre o tema, prescrevendo a celebração oficial em honra do Corpo do Senhor, sempre nas quintas-feiras após a oitava de Pentecostes.

Segundo a tradição, a oficialização da data aconteceu depois que o Papa Urbano, que morava em Orvieto, na Itália, pronunciou as palavras “Corpus Christi” diante de uma relíquia eucarística, levada até ele pelo padre da Boemia, Alemanha, que tinha dúvidas sobre a verdade da transubstanciação.

Durante uma viagem que fazia da cidade de Praga a Roma, ao celebrar a Santa Missa na tumba de Santa Cristina, na cidade de Bolsena, Itália, no momento da consagração, tal sacerdote viu escorrer sangue da Hóstia Consagrada, banhando o corporal, os linhos litúrgicos e também a pedra do altar, que ficaram banhados de sangue.

Impressionado com o que viu, ele correu até a cidade de Orvieto, onde morava o Papa Urbano IV. O papa enviou a Bolsena, o Bispo Giacomo, pois queria ter certeza sobre a veracidade do ocorrido, que foi comprovada.

A venerada relíquia foi levada em procissão a Orvieto em 19 junho de 1264. O Pontífice foi ao encontro do Bispo até a ponte do Rio Claro, hoje atual Ponte do Sol. O Papa pegou as relíquias e mostrou à população da cidade.

O Santo Padre, movido pelo pelas visões de Santa Juliana, pelo prodígio e também a petição de vários bispos, fez com que a festa do Corpus Christi se estendesse por toda a Igreja por meio da bula Transiturus de hoc mundo, em 11 de agosto de 1264. Esses fatos foram marcantes para se estabelecer a festa de Corpus Christi.

A morte do Papa Urbano IV, em 2 de outubro de 1264, um pouco depois da publicação do decreto, prejudicou a difusão da festa. Mas o Papa Clemente V tomou o assunto em suas mãos e, no concílio geral de Viena, em 1311, ordenou mais uma vez a adoção desta festa. Em 1317, foi promulgada uma recompilação das leis por João XXII e assim a festa foi estendida a toda a Igreja.

Veja abaixo mais fotos da Festa de Corpus Christi na Catedral de Vitória

 

 

COMENTÁRIOS