buscar
por

A caminhada penitencial luminosa é na sexta-feira

Na próxima sexta-feira, 2 de agosto acontece mais uma caminha penitencial luminosa ao Convento da Penha que tem o nome de Perdão de Assis.

A caminhada de fé incia com a concentração às 19h na igreja do Rosário, na Prainha e a subida ao Convento às 19h30. No Campinho haverá a Celebração do perdão preparada e conduzida pelas fraternidades franciscanas do Convento da Penha e da paróquia Nossa Senhora do Rosário em Vila Velha.

Significado:

Em 1216, após passar a noite em profunda oração, São Francisco estando na pequenina Igreja da Porciúncula (Itália), nas proximidades de Assis, uma visão de Maria Santíssima e de seu divino Filho. Perguntaram-lhe, naquela milagrosa e singular aparição, que favor ele gostaria de pedir. Zeloso pela salvação das almas, Francisco não demorou a responder-lhes: “Que todos quantos, arrependidos e devidamente confessados, vierem visitar esta igrejinha, possam receber a completa remissão de seus pecados”. Jesus então lhe disse: “É grande o que me pedes; mas o concedo de bom grado, sob a condição de que vás pedir tal indulgência ao meu vigário na terra, o Papa”. Francisco foi às pressas ao encontro do Pontífice da época, o Santo Padre Honório III, que, apesar das hesitações e medos da Cúria Romana, acabou aceitando aquele inusitado pedido. Voltando para a Porciúncula poucos dias depois, Francisco de Assis exclamou, com lágrimas de alegria, diante do povo e do episcopado da Úmbria: “Irmãos, quero levar-vos todos para o Paraíso!” E assim ficou instituído o chamado Perdão de Assis. (Texto do site do Convento da Penha)

COMENTÁRIOS