São Sebastião: fiel seguidor de Jesus Cristo

20 janeiro, 2021

A maior e uma das mais antigas paróquias da Arquidiocese de Vitória localizada em Afonso Cláudio, interior do estado, comemora hoje (20) o seu padroeiro: São Sebastião. O santo tem muitos devotos em todo mundo e seu martírio aconteceu no ano de 287, logo no início do cristianismo. São Sebastião era um militar do imperador Dom Diocleciano e perseguia os cristãos, porém após sua conversão à Igreja de Cristo ele começou a ajudar e evangelizar as pessoas, inclusive nas cadeias.

 

Ao ser descoberto ele foi cobrado para renegar a sua Fé, o que não fez. Então ele foi preso, amarrado em uma árvore e levou várias flechadas para que morresse. Mesmo assim São Sebastião sobreviveu e continuou anunciando o evangelho sem ter medo. Sua morte aconteceu após ser açoitado e o imperador ordenou que seu corpo fosse jogado no esgoto de Roma para que o povo não o resgatasse e começasse uma devoção que estava muito forte na época. Porém, essa ordem não adiantou e a Fé das pessoas no mártir cresce a cada dia.

 

Paróquia São Sebastião do Alto Guandu

 

A paróquia engloba todo o município de Afonso Claudio e possui 52 comunidades que são divididas em 11 setores desde o centro da cidade até algumas vilas e comunidades rurais. Além disso, existe uma peculiaridade: a paróquia faz divisa com 3 dioceses: Cachoeiro, Colatina e Governador Valadares. Neste ano comemora-se os 122 anos de sua fundação, já que ela existe desde 1899.

 

Segundo o Administrador Paroquial, padre Rodrigo Chagas, os fiéis têm uma devoção muito bonita ao santo padroeiro. Todas as comunidades se engajam na festa paroquial. Ajudam, arrecadaram alimentos para distribuir aos mais necessitados e mesmo em pandemia muita gente está participando: “o interessante é que essa devoção veio de quando esta paróquia era da província do Rio de Janeiro, inclusive por isso seu padroeiro é São Sebastião, porque ele é o padroeiro do estado fluminense. A imagem do nosso presbitério também veio do Rio para ser colocada na paróquia”.

 

A programação da festa começou no dia 11 com a novena todos os dias, às 19h30, cumprindo o distanciamento, com a distribuição de senhas, execução de cantina, roleta, de forma bem organizada para que não houvesse aglomeração. Nesta quarta-feira – dia do padroeiro – acontece a missa festiva, às 8h30, presidida pelo padre Rodrigo Chagas. Já às 10h30 terá o leilão de gados que nesse ano será diferente: os animais doados pelas famílias foram filmados nas propriedades e durante o leilão estes vídeos serão apresentados.

 

Um translado com a imagem de São Sebastião vai percorrer as ruas de Afonso Claudio, a partir das 16h, pedindo as bênçãos de Deus pela intercessão do padroeiro e às 19h acontece a live “Ousamos Louvar”, na Igreja matriz, com músicas que serão interpretadas por músicos da paróquia junto do administrador paroquial. “Tive a ideia deste nome por inspiração de Deus, pois por mais que vivemos este momento de pandemia ‘nós ousamos louvar’ ao Senhor por todas as graças que ele nos dá”, destaca padre Rodrigo.

 

A Igreja estará fechada ao público e a transmissão da live musical será pelas redes sociais nos endereços https://www.facebook.com/paroquiasaosebastiaoac/ e https://www.youtube.com/channel/UCoOAPa95a3WH0BAeMPwKRFg.

 

Clique aqui e conheça mais sobre a história da paróquia.

Compartilhe:

VÍDEOS

quarta-feira 20 março
sábado 23 março
domingo 24 março
segunda-feira 25 março
Nenhum evento encontrado!

Facebook