buscar
por

Uma canção de Cecília - às maravilhas de Deus

Santa Cecília é considerada a padroeira dos músicos e da música sacra e sua festa é celebrada no dia 22 de novembro. Nasceu provavelmente em Roma e desde pequena fez voto de castidade para viver o amor de Deus e de Cristo. Foi prometida em casamento a um jovem chamado Valeriano, mas no dia ela o chamou e disse sobre sua fé. Tamanho foi o poder das palavras de Cecília que, após ouvi-la, ele se converteu, assim como seu irmão, Tiburcio.

Tendo se negado a revelar onde estaria o tesouro dos dois irmãos mortos por não renegarem sua fé, foi condenada à tortura. Mais uma vez, impulsionada pelas graças de Deus, também converteu os soldados. Então o líder local mandou que a matassem a golpes de machado.
Mesmo cumprida a ordem, Cecília permaneceu viva por três dias, conversando e dando conselhos a todos que corriam para vê-la e rezar por ela. Antes de sua morte, em seus últimos momentos, conseguiu cantar pela última vez, por isso é considerada a padroeira dos músicos.
O primeiro canto foi quando percebeu as maravilhas que Deus operava através dela.

Na Grande Vitória, Santa Cecília será homenageada de maneira especial em três comunidades dedicadas à santa: nos bairros Santa Cecília, em Vitória e Cariacica e em Flexal, também em Cariacica.

A santa também é celebrada na localidade de Cascata do Galo, em Domingos Martins, onde curiosamente, divide a titularidade com outra santa: Bárbara. Em 2004, com a estruturação da comunidade algumas famílias sugeriram Santa Bárbara como padroeira e outras, Santa Cecília. O pároco fez uma votação. Na contagem dos votos, Santa Barbara obteve um voto a mais que Santa Cecília, e chegaram a conclusão que deveriam ficar como padroeiras as duas Santas. Desde então, a cada ano, a festa acontece na data de uma delas, é claro, sempre com muita música.

Que os músicos cristãos, tenham o mesmo vigor, disposição e coragem de Santa Cecília. Que sejam instrumentos, assim como foi Cecília, para que aqueles que precisam, alcancem a felicidade e a salvação, através da música.

NA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA, 04 COMUNIDADES SÃO DEDICADAS À SANTA.

ONDE CELEBRAR
ÁREA VITÓRIA
Comunidade no bairro Santa Cecília

ÁREA CARIACICA
Comunidades nos bairros Santa Cecília e Flexal

ÁREA SERRANA
Comunidade em Cascata do Galo

Santa Cecília também é lembrada na Catedral de Vitória: no vitral posicionado sobre o coro, a imagem formada é da santa protetora dos músicos.

Hino a Santa Cecilia
Que cantos, que luzes que festa, que deslumbrante animação!
A corte do céu manifesta a mais atraente união!
A quem vai celebrar a glória: o povo eleito do Senhor?
A quem seus hinos de vitória, as ovações de seu louvor?
(Bis)

Refrão: Cecília Triunfou, ganhou celeste palma
Catemos seus louvor! Peçamos que na vida
Amparo de nossa alma, nos seja seu favor!

O lírio da bela pureza prendeu teu nobre coração.
E deu-te a constância, a firmeza, o santo valor do cristão;
Cecília a nossa protetora: no pelejar da vida atroz,
Na tentação perseguidora roga do céu a Deus por nós.

Refrão: A lira pulsava sublime sabias nela interpretar.
A fé que nossa alma redime, o amor dom de Deus singular.
Teu valimento nos aplica; Jesus ouvindo a tua voz.
A graça dê que santifica, oh, roga pois a Deus por nós!
(Bis)

 

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS