buscar
por

Um paraíso chamado Manguinhos

Localizada na cidade de Serra e a cerca de 20 Km de Vitória, durante todo o ano, em especial no verão, essa praia de águas tranquilas é procurada por moradores do estado, mas também de outras regiões do país e até de fora.

Assim como outros bairros do litoral do Espírito Santo, Manguinhos começou como uma pequena vila de pescadores, distante da capital e que com o passar dos anos se transformou num ponto turístico.

Logo no começo os peixes eram transportados em barcos para serem vendidos em Vitória. Ocorre que naquela época esse tipo de transporte era a melhor solução, pois as estradas de terra batida tornavam o percurso mais difícil e mais demorado.

Com o passar do tempo, mesmo com as mudanças ocorridas por lá, a pesca ainda continua movimentando parte da economia do bairro. Os pequenos barcos ainda atracam na praia e moradores e veranistas aproveitam a oportunidade para comprar pescado fresco para consumo próprio ou para restaurantes da região.

As casas simples da antiga vila, muitas delas até sem reboco, hoje dão lugar a residências construídas com melhor infraestrutura para receber famílias que elegeram o bairro como local de descanso e de lazer.

O comércio, que antes existia para servir aos poucos moradores, hoje conta com várias pousadas e restaurantes, ambos preparados para atender ao grande número de visitantes que chegam a Manguinhos. No cardápio local, que é de dar água na boca, destaca-se a comida regional, em especial a tradicional Moqueca Capixaba.

Durante o carnaval muitos foliões se dirigem ao balneário de Manguinhos para participar do tradicional banho de mar a fantasia. A brincadeira acontece no sábado e conta com blocos carnavalescos que, depois de percorrerem as ruas da região dançando e espalhando alegria, entram na água para finalizar o desfile de maneira nada convencional se comparada a outros bailes e desfiles de carnaval.

Vestindo fantasias confeccionadas em papel crepom, turistas e moradores se confraternizam e alimentam uma tradição que já se aproxima de cinquenta anos.

Mas essa é apenas uma das manifestações culturais de Manguinhos. Várias outras podem ser listadas. Entre elas estão a Festa de São Sebastião, que conta com a puxada do mastro e a animação das bandas de congo, e a Festa de Sant’Ana, que acontece no meio do ano e também é tradição no bairro.

Entretanto, é importante destacar que muitos outros eventos agitam os dias e as noites de Manguinhos. Lá encontra-se de tudo, desde rodas de samba e o sabor das comidas do Festival Gastronômico, até a simples caminhada de final de tarde para sentir o massagear da areia nos pés, a brisa refrescando o rosto e a paisagem a encantar os olhos.

corais_de_manguinhos

Alessandro Gomes

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS