buscar
por

Sugestões de José Roberto Santos Neves

sugestões_livroMina Rakastan Sinua significa “eu amo você” em finlandês. Essa é a primeira senha para quem se propõe a desvendar os labirintos narrativos que envolvem o mais recente livro de Reinaldo Santos Neves, publicado em 2016. Trata-se de uma ode à vida literária, construída sob a forma de 10 contos que discorrem sobre o universo dos livros, escritores, leitores, professores de literatura, bibliotecas, musas e todas as inquietações que cercam o ofício do escritor. O trabalho fecha o ciclo temático inaugurado com “Heródoto, IV, 196”, lançado em 2013.

Ler um conto de Reinaldo é se deixar levar por um enredo repleto de imagens, metáforas, suspense, vocabulário refinado, reviravoltas e desfechos imprevisíveis, somado a um humor sardônico que volta e meia revela as fragilidades dos escritores – vide a melancolia do “grande escritor municipal”, personagem do conto que intitula este conjunto de histórias.
Sobre Reinaldo, em poucas linhas cabe dizer que se trata de um dos maiores romancistas do país. Ficcionista de mão cheia, publica desde 1971, com extraordinária fluência na elaboração de romances medievais. “A Crônica de Malemort”(1978), “Sueli: Romance Confesso” (1989) e “A Longa História” (2007) estão entre suas obras mais conhecidas. E o que é melhor: Reinaldo é capixaba, o que nos enche de orgulho.

José Roberto Santos Neves
Jornalista e escritor, atualmente exerce o cargo de subsecretário de Estado da Cultura 

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS