buscar
por

Sorria

O ato de sorrir tem muito poder. Com um simples e sincero sorriso você pode quebrar barreiras de vários tipos, pode transmitir paz, gerar confiança, simpatia e muito mais.

Mas, sem dúvida o sorriso representa muito mais do que isto. Se os olhos são a janela da alma, o que representa um sorriso?

O sorriso é muito mais do que uma expressão decorrente da contração dos músculos situados nas extremidades da boca. Cantado e expressado em versos e prosas temos vários exemplos de pensadores e artistas que tentam traduzir este ato tão simples e tão singelo.

“Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios.” Martin Luther King

Mas sorrir faz bem para a gente? Segundo a ciência, sim e muito.

Quem sorri estimula o cérebro a liberar endorfina e serotonina — substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade. Então, sorrindo proporcionamos a nós mesmos um bem-estar enorme, além de prevenir, principalmente, doenças ocasionadas por elevado grau de estresse.

De acordo com um estudo realizado na Inglaterra, os sorrisos genuínos nos ajudam a estreitar relações sociais sinceras enquanto os sorrisos não espontâneos, feitos somente por educação, nos distanciam dos outros. De acordo com especialistas, os sorrisos genuínos são uma valiosa forma de recompensa social. Fazem bem em nós mesmos e àqueles que nos odeiam. Sorrindo, também se estimula a empatia e se incentiva o otimismo.

Pode acreditar, O sorriso combate a depressão e o estresse, diminui a pressão arterial, melhora a digestão, desintoxica o organismo, espanta a dor e até deixa a pele mais bonita.

O ambiente de trabalho também melhora muito com a presença de um sorriso. Quem sorri e tem bom humor é geralmente mais produtivo e trabalha melhor.

Não posso encerrar esta conversa sem deixar a maravilhosa letra que o cantor Djavan fez sobre a música Smile de Charles Chaplin.

Sorri
Quando a dor te torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos, vazios

Sorri
Quando tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador

Sorri
Quando o sol perder
a luz
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados, doridos

Sorri
Vai mentindo a tua dor
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz.

Sorri – Djavan

Fico aqui na expectativa de um mundo de mais sorrisos e muito mais razões para sorrir.

Viver_Bem

Vander Silva

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS