buscar
por

Sínodo sobre a família teve grande consenso no Relatório Final

Com a autorização do Papa Francisco foi divulgado o relatório final do Sínodo dos bispos em 24 de outubro. O documento contém 94 pontos e todos foram aprovados com maioria necessária de 2/3 dos participantes, mesmo aqueles dedicados às situações familiares difíceis que estão no capítulo 3 na terceira parte. O documento final foi aprovado com 177 votos.

O texto está dividido em três partes cada uma com quatro capítulos. A primeira trata da Igreja na escuta da família. A segunda reflete sobre a família no plano de Deus. A terceira relembra a missão da família.

O relatório propõe a valorização da mulher, atenção aos idosos e pessoas com necessidades especiais e um apelo às instituições para que defendam a vida. Aos católicos comprometidos com a política que defendam a família e a vida.

Quanto às situações complexas destacam-se os números 84 e 86. No primeiro os padres sinodais propõem uma maior integração dos divorciados recasados nas comunidades cristãs, sublinhando que a sua participação pode ser ao nível dos diversos serviços eclesiais. A esta situação específica dos casais em segunda união o número 86 faz referência a um percurso de acompanhamento e de discernimento espiritual com um sacerdote.

O documento sinodal não cita expressamente o acesso à Eucaristia para os divorciados recasados, mas recorda que esses não estão excomungados.

Quanto às pessoas homossexuais é reafirmado no Relatório que não devem ser discriminadas, mas é declarado que a Igreja é contrária às uniões entre pessoas do mesmo sexo.

Os padres sinodais entregaram o documento ao Santo Padre para que avalie e pondere. Portanto, aguardemos a Exortação do Papa Francisco que certamente terá esse relatório como inspiração e buscará jogar luzes que iluminem a evangelização pastoral das famílias hoje.

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS