buscar
por

SEMPRE TEM ALGO NOVO NO CONVENTO DA PENHA

Sempre tem algo novo no Convento da Penha Monumento mais visitado do Espírito Santo, o Convento da Penha, em Vila Velha, sempre dá para ser redescoberto. O Santuário do Perdão e da Graça, mesmo com seus 460 anos, oferece ao romeiro, visitante e turista, a oportunidade de se encantar em cada visita.

A primeira sugestão já começa com a subida. Quem tiver preparo físico ou condição, poderá fazer o trajeto a pé, com duas opções: subir pela Ladeira da Penitência, que é bastante íngreme e exigente, contemplando as Sete Alegrias de Nossa Senhora; ou subir pela estrada dos carros meditando as estações da Via Sacra, que ficam afixadas nas árvores ao longo do trajeto. Em qualquer um dos dois, você será abraçado pela natureza exuberante, um verdadeiro Santuário Natural. No meio do caminho, faça uma pausa para descansar ao lado da imagem de São Francisco de Assis.

Para quem gosta de fazer seu momento de oração e contemplação, a segunda sugestão é aproveitar dois espaços privilegiados no Campinho: o jardim, que fica próximo à lanchonete, e os dois mirantes com uma vista privilegiada para a Terceira Ponte, o Morro do Moreno, a baía e cidade de Vitória. Além disso, é um ótimo lugar para assistir ao espetáculo do entardecer. Estando no Campinho, é claro, não pode faltar a tradicional fotografia perto das palmeiras centenárias e o Convento ao fundo.

Na nave da capela, o ícone de Nossa Senhora das Alegrias. Ele fica logo à direita de quem entra, no piso inferior. Este ícone foi trazido por Frei Pedro Palácios em 1558 e é pintado a óleo sobre tecido. Dedique um tempo para contemplar a delicadeza do rosto de Maria e do Menino Jesus. É interessante que o olhar deles acompanham você por toda a Capela.

Na galeria do Convento, a janela – a janela mais famosa do Estado – é um convite a uma bela fotografia. E ao sair do Convento, preste atenção nas plaquinhas que estão afixadas na parede da escada com os agradecimentos dos fieis pelas graças recebidas. Há também, na casa anexa ao Convento, a sala dos milagres, com muitas fotografias, cartas e objetos em agradecimento pela intercessão de Nossa Senhora da Penha.

Aproveite o mês de abril, mês da Festa da Penha, e faça uma visita ao Convento, busque o sacramento da Confissão, participe de uma celebração e contemple tudo o que este lugar tão especial proporciona. Tenha certeza, lá você fica bem pertinho do céu.

Horário de funcionamento:
Diariamente: de 05:15 às 16:45

Missas :
Seg. a sex. : 6:00, 7:00, 9:30 e 15:00
Sáb. : 06:00, 07:30, 09:00, 11:00 e 15:30
Dom. : 05:00, 07:00, 09:00, 11:00, 14:00 e 16:00

Confissões:
Diáriamente das 8:00 às 11:00 e
das 14:00 às 16:00

sugestoesconventoi (1) sugestoesconventoi (3) - Cópia sugestoesconventoi (4) sugestoesconventoi (6) sugestoesconventoi (2)

Marcus Tullius
Conselho editorial

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS