buscar
por

São Lucas o evangelista médico

lucas

Em outubro a igreja faz festa para um de seus evangelistas: Lucas. Mas ele é lembrado também pela sociedade em geral. O dia dedicado ao santo, 18, é também o “dia dos médicos”. Segundo a história, São Lucas era médico, além de pintor, músico e historiador. Não há dados precisos sobre a vida deste santo que viveu no século I d.C. Era natural de Antioquia, cidade situada em território hoje pertencente à Síria.

Não há documentos, porém há provas indiretas de que ele exercia a medicina. A principal delas vem da epístola aos Colossenses de São Paulo, quando se refere a “Lucas, o amado médico” (4.14). Eles foram grandes amigos e, juntos, difundiram os ensinamentos de Jesus. Além disso, em certas passagens, utiliza palavras que indicam sua familiaridade com a linguagem médica de seu tempo.

E são essas pistas que, ao longo do tempo, cultivaram a devoção ao santo. Em nossa Arquidiocese, uma paróquia e três comunidades são dedicadas a São Lucas. É ele também que dá nome ao principal hospital público da Grande Vitória, reinaugurado recentemente.

O vice-presidente da Associação dos médicos católicos, Doutor Ayrton Gomes da Fonseca considera inspirador o exemplo de São Lucas, que conciliou o apostolado e a profissão. “O médico que tem consciência da Evangelização exerce com mais facilidade sua atividade, porque mostra para o paciente tanto o lado da doença física quanto espiritual, que também precisa ser curado. Isso facilita o processo de cura e a prática da profissão.”

Edna de Lourdes Sarcinelli, que participa da comunidade São Lucas, na Ilha do Boi, em Vitória também destaca o exemplo de São Lucas para os profissionais. “Que os profissionais da saúde acreditem mais em Deus, que tenham seus pensamentos, conhecimentos a atos clínicos voltados a Deus, como São Lucas”, finalizou.

O lado escritor de São Lucas também é marcante. Apesar de não ter convivido com Jesus, e por isso a sua narrativa é baseada em depoimentos, é ele quem descreve sobre o nascimento e a infância de Jesus, a visita dos pastores, a estadia dele no Templo aos 12 anos e as parábolas de Lázaro e do Filho pródigo, entre outras passagens. Além do evangelho, é autor do “Ato dos Apóstolos”, que o complementa.
Apesar da incerteza sobre as circunstâncias de sua morte; na versão mais provável e aceita pela Igreja Católica, suas relíquias encontram-se em Pádua, na Itália, onde há um jazigo com o seu nome.

Missa dos médicos católicos

Todo primeiro sábado do mês, padre Adenilson Schmidt celebra missa na Capela de Santa Terezinha, no Hospital das Clínicas, em Vitória. São convidados a participar médicos, pacientes do hospital e estudantes de medicina. A celebração começa às 9 horas e é coordenada pela Associação dos médicos católicos.

ONDE CELEBRAR

ÁREA VITÓRIA

Comunidade na Ilha do Boi

ÁREA CARIACICA

Comunidade em Porto de Santana

ÁREA SERRA

Comunidade em Nova Porto Canoa II

ÁREA VILA VELHA

Paróquia São Lucas – Jardim Asteca

NA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA, 01 PARÓQUIA E 03 COMUNIDADES SÃO DEDICADAS AO SANTO.

Médico de Homens e de Almas

A Bíblia apresenta São Lucas como o médico de coração generoso, bem instruído e autor de um dos Evangelhos e do ‘Livro de Atos’. Lendas antigas o descrevem como uma pessoa a quem são atribuídos milagres e prodígios antes mesmo de sua conversão ao Cristianismo. Taylor Caldwell combina estas duas imagens de um dos homens mais importantes da igreja cristã primitiva, caracterizado pela constante preocupação com o sofrimento de enfermos, oprimidos e pobres.

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS