buscar
por

Quando a leitura vale o passeio

Ler é um hábito caro. Então qual a alternativa para os amantes da leitura que não têm tantos recursos para gastar nas livrarias? As bibliotecas públicas. Elas ganharam espaço como locais de leitura e por isso sugerimos uma visita à Biblioteca Pública Municipal de Vitória.

Batizada com o nome do ex-prefeito da cidade, Adelpho Poli Monjardim, a biblioteca fica na Cidade Alta, no Centro de Vitória, no casarão Cerqueira Lima, pertinho do Palácio Anchieta. É um lugar que favorece a leitura, a cultura e oferece mais de 17 mil títulos, disponíveis a todos que quiserem se inscrever como leitores e passar a ser um usuário da biblioteca, tendo direito ao empréstimo de livros e acesso ao acervo.

Para isso é necessário comparecer à biblioteca com comprovante de residência, Carteira de Identidade e CPF. Quem procura por uma obra específica pode pesquisar se o livro está disponível na biblioteca, pois todo o acervo pode ser consultado via Internet no endereço: www.biblioteca.vitoria.es.gov.br/prefeitura/biblioteca

Outro atrativo é que lá existe também um pequeno acervo em Braille, e ainda audiolivros para atender deficientes visuais. Além disso, são desenvolvidos projetos de incentivo ao hábito de ler, como o projeto Viagem pela Literatura, que foi desenvolvido há mais de 23 anos e propõe atividades lúdicas com o envolvimento de outros profissionais como artistas, contadores de histórias e escritores, que se encontram para promover a leitura dos livros em praças, parques e em comunidades de Vitória.

Outro projeto bacana é a Banca de Troca, no qual as pessoas podem doar um livro e pegar dois, ou doar um gibi por outro.
Mais uma informação: na biblioteca pública você pode não encontrar todos os títulos que gostaria de ler, mas certamente vai encontrar todos os que poderia ler.

IMG_0755  IMG_0749

IMG_0782  IMG_0787

Giovanna Valfré
Bibliotecária

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS