buscar
por

Policlínica beneficia alunos e comunidade

Oferta de benefícios para alunos e comunidade é o resultado do Projeto da UVV, Universidade de Vila Velha, que criou a Policlínica de Referência. Os alunos dos cursos de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, entre, outros, desenvolvem o lado prático do aprendizado atendendo a comunidade nas suas áreas de estudo nas clínicas da especialidade.

Credenciados junto ao SUS, Sistema Único de Saúde, como alta complexidade, a Policlínica atende todo o estado do Espírito Santo, e presta serviços à população com consultas, acompanhamentos, alguns tratamentos e aplicação de vacina. Todos os procedimentos são realizados por alunos, que estão cursando os últimos períodos das disciplinas, e supervisionados pelos professores.

Além do atendimento, a Policlínica tem um convênio com o Ministério da Saúde, desde 2005 para tratar da Saúde Auditiva. Durante este período já realizou mais de 20 mil atendimentos. O programa visa à detecção de problemas até a avaliação da necessidade do aparelho auditivo. Quando é diagnosticado o uso do aparelho, o paciente recebe a prótese de graça e a Policlínica é ressarcida pelo SUS. São entregues cerca de 115 próteses por mês.

Segundo Elizabeth Galveas Oliveira, Administradora da Policlínica, “o atendimento na clínica de fonoaudiologia é muito grande, mas nem todos os casos necessitam de aparelho”. Os encaminhamentos são dados conforme a necessidade desde tratamento medicamentoso até cirurgia.

DSC_0081  DSC_0086

A policlínica tem seu quadro de alunos substituído a cada semestre, mas o tratamento à comunidade é garantido até sanar o problema apresentado, sem prejudicar os que buscam o projeto por necessidade.

PROCEDIMENTO PARA CONSULTA
Para a saúde auditiva, o paciente precisa estar referenciado, tem que passar por um otorrino da rede do SUS, que vai fazer uma pré-avaliação do paciente, e verificar se realmente tem dificuldade na escuta, ou se no histórico já consta perda auditiva. Após, é encaminhado para o serviço da policlínica para um levantamento da real situação auditiva e então começar o tratamento com os alunos. As crianças também precisam ser referenciadas. O atendimento deve ser feito com hora marcada.
As outras áreas fora fonoaudiologia, são de porta aberta e preço de tabela bem abaixo do mercado. Todas as clínicas que compõe a Policlínica têm a avaliação gratuita, depois o paciente recebe um plano de tratamento indicando, também as formas de pagamento.

ATENDIMENTO
A Policlínica depende da quantidade de alunos matriculados, por exemplo, quando inicia o semestre é necessário verificar a quantidade de alunos e moldar todas as clínicas de acordo com a quantidade de vagas a serem disponibilizadas.
Em geral são atendidas 1.329 pessoas por semana.

QUANTIDADE MÁXIMA DE PACIENTES POR ÁREA
Saúde Auditiva 395
Estética 160
Fonoterapia 51
Fisioterapia 94
Nutrição 9
Psicologia 304
Medicina 76
Odontologia 240

A Policlínica está localizada na rua Mercúrio, s/n, Boa Vista 1, Vila Velha – ES (campus Nossa Senhora da Penha – Biopráticas).
Aberta ao público de segunda a sexta de 7h30 até às 18h30.

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS