buscar
por

PASSEIO PELA HISTÓRIA

museudocolonoA cultura de cidades tradicionais, como é caso de Santa Leopoldina, guarda muito da formação da identidade capixaba. Por lá passava boa parte dos produtos agrícolas da região montanhosa do Estado do Espírito Santo que desciam pelo rio Santa Maria da Vitória em direção à capital, fato que, além do clima mais frio, possivelmente contribuiu para que muitos imigrantes fixassem residência naquele local.

Para quem quer dar um passeio por essa história, basta visitar o Museu do Colono, localizado próximo de onde ficava o porto e onde era feito o comércio de diversos produtos.

Inaugurada em 1969, a casa conta com centenas de peças vindas de muitas partes do mundo. Entre elas, encontram-se móveis, fotografias, utensílios e instrumentos musicais de século XIX.
Por meio do acervo é possível viajar pelo tempo e se encontrar com um passado cheio de belezas, bem como contemplar a história de um povo forte que ajudou a desenvolver a cultura e a economia do Estado do Espírito Santo.

O casarão de dois andares onde está instalado, é tombado pelo patrimônio histórico e boa parte das obras expostas pertenciam a família Holzmeister, tradicional na região.

Depois de algum tempo fechado para ser reformado, o museu está novamente de portas abertas para os visitantes. Até o acervo sofreu reparos, foram restauradas cerca de mil peças que relembram momentos dos colonos em nosso solo.

Referência no Estado, o museu recebe visitas de quarta-feira a domingo, sempre de 9h às 17h e feriados de 8h às 12h. Grupos podem agendar telefonando para 3266-1250.

Alessandro Gomes
Professor

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS