buscar
por

NOS PASSOS DE JESUS, O CRISTO!

Mês passado, eu lhe sugeri, amigo, que o texto do Livro de Isaias 1,1-2; e Lc 4,18-19, que Jesus leu na sinagoga, e atribuiu à sua pessoa e missão redentora, poderia também ser aplicado a cada um de nós cristãos, em virtude do Batismo que recebemos.
“O Espírito de Deus está sobre mim”!

Somos convocados para fazermos o Caminho sob a Luz e a Força do Espírito que está sobre nós.

Gostaria de lhe propor para caminharmos juntos, sob esta Luz e Força, nos passos de Jesus, uma caminhada leve, com uma única pretensão: conhecer e reforçar nossa fé na Pessoa de Jesus.

Comecemos pela Infância de Jesus. A catequese de Mateus é dirigida aos seus conterrâneos. Ele nos leva ao Patriarca Abraão. Sua preocupação é o cumprimento das Escrituras, as Leis e os Profetas. Por isso ele inicia com a Genealogia de Jesus, “Filho de Davi, filho de Abraão…” (Mt.1,1 e 17). Portanto, as gerações desde Abraão até Davi, são catorze. Desde Davi até o cativeiro da babilônia, catorze gerações. E, depois do cativeiro até Cristo, catorze gerações.

Esse Jesus, que nós adoramos como Deus e Senhor, tem uma história. E é nessa história que o convido a entrar com o olhar da fé. Vamos adorar o Divino no Humano!

Já no início de nossa peregrinação o olhar da fé nos faz ver que Jesus, Deus e Senhor nosso, não é um Deus distante. A sua genealogia o situa no meio de nós. Ele é humano, situado no meio de um povo, como nós o somos.

Que gesto extraordinário! Deus e Senhor nosso não é um Deus distante, inatingível. Ele entra na História. Está presente!

Convido-o, amigo, a fazer silêncio comigo. Diante deste primeiro passo, medite, questione… ore diante de Deus que se fez humano…

Ele se fez presente no meio de nós!

Dom Luiz Mancilha Vilela, sscc
Arcebispo emérito

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS