buscar
por

MARÉ DA VIDA

sugestões (4)Conhecer a história de vida da artista Ercília Stanciany que assina a exposição “Maré da Vida” no Centro Cultural Sesc Glória, no Centro de Vitória, já vale a visita à mostra. A artista mineira, que atualmente mora no município da Serra, usou cabeceiras de camas e pedaços de móveis encontrados no lixo para trabalhar a técnica da xilogravura, talhando com pregos e materiais perfurantes os desenhos que contam os momentos e as pessoas que marcaram sua trajetória.

Na técnica da xilogravura, as peças funcionam como uma matriz que podem ser usadas para carimbar diversas superfícies, e na exposição Maré da Vida, as gravuras foram estampadas com tinta preta em pedaços translúcidos de pano vermelho, dando um aspecto de leveza e beleza para a história contada.

Quem visitar a mostra vai encontrar também dois tapetes feitos manualmente pela artista nas quais ela, usando materiais recicláveis, colocou tudo o que tem grande importância em sua vida. As duas peças estão no contexto de seu novo projeto de vida, uma pós-graduação em Arteterapia. A artista chegou em Vitória de trem há 14 anos com o marido e com o filho em busca de melhores chances na vida e encontrou na coleta de lixo a sobrevivência da família. Também foi no lixo que Ercília encontrou os livros usados para estudar sozinha e ingressar no Curso de Artes Plásticas da Universidade Federal do Espírito Santo.

De uma família humilde, Ercília foi proibida pelo pai de estudar ainda criança, pois precisava ajudar em casa. No entanto, as dificuldades que surgiram em seu caminho não a impediram de alcançar o sonho de ser uma artista.

sugestões (1)A exposição está aberta ao público até o dia 15 de julho de terças às sextas-feiras. Das 11 às 20 horas (exceto feriados). A entrada é franca e a classificação é livre.

Andressa Mian
Jornalista

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS