buscar
por

Mãos à obra

Dizem que devido às comodidades proporcionadas pelos avanços tecnológicos estamos perdendo em muito as nossas habilidades manuais. Por outro lado, muitas pessoas têm buscado atividades artesanais alternativas para superar o estresse cotidiano e até problemas relacionados ao avanço da idade.

Além da prática esportiva e dos hobbies, o artesanato é uma prática aconselhada por psicólogos e médicos para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Afinal, é cientificamente comprovado que a prática de técnicas manuais ajuda a melhorar a autoestima e o estado emocional.

Por ajudar a melhorar a concentração e a esquecer por alguns momentos os problemas do dia a dia, o artesanato é usado para amenizar transtornos do humor e até depressão.

Boas opções para aprender alguma modalidade de artesanato são os cursos oferecidos nas próprias lojas que vendem artigos para estas técnicas. Tutoriais encontrados na internet também são excelentes alternativas.

São várias técnicas que podem ser utilizadas, vamos conhecer algumas delas:

Cosméticos e sabonetes artesanais
sabonete-artesanal1Nesta categoria de artesanato é possível encontrar uma variedade enorme de produtos, como sais de banho, cremes hidratantes, sachês de gaveta e sabonetes.

Scrapbook
O scrapbook é uma técnica utilizada para personalizar álbuns de fotografia, agendas ou cadernos com recortes, fotos, convites, embalagens de doce ou qualquer outro material que possa ser guardado como recordação de momentos. Consiste em decorar e criar composições de memórias.

Velas artesanais
maxresdefaultHoje, as velas artesanais viraram artigo de presente. Atualmente encontra-se uma grande variedade de formatos, temas e aromas.

Artesanato para moda
artesanato-07-42958-1O segmento de artesanato para moda possui uma vasta gama de opções, sejam acessórios, bijuterias, chinelos customizados, detalhes em peças ou peças completas.

Patchwork
pathworkO patchwork consiste na junção de pedaços de tecidos com o intuito de formar desenhos geométricos. Se você já trabalha com tecidos, o patchwork é a melhor forma de aproveitar cada retalho que sobrar de algum outro trabalho. No patchwork existem diversas técnicas para deixar seus trabalhos com diferentes tipos de acabamento

Artesanato em MDF
mdfO artesanato em MDF é uma ótima pedida para quem quer uma renda extra ao mesmo tempo em que relaxa e se diverte. O campo de trabalho com o MDF é muito amplo: quadros, caixinhas decorativas, caixinhas de joias, letras, decoração de festas em geral, decoração da casa, e muito mais.

Bordado
Em um tempo não muito distante, fazia parte da criação das mulheres aprender a bordar para confeccionar seu próprio enxoval para o casamento. Com o passar do tempo, esta prática tornou-se cada vez menor e hoje em dia é quase impossível ver esse tipo de aprendizado passando por gerações. No entanto, vivemos em um momento em que está se querendo valorizar essas habilidades manuais e essa é uma técnica muitíssimo bem apreciada.

Biscuit
biscuitA massa de biscuit, também conhecida como porcelana fria, é a massa de modelar produzida a partir da mistura de amido de milho, cola branca para porcelana fria, conservantes como limão ou vinagre e vaselina. Além de ser uma atividade quase terapêutica, o biscuit pode ser também muito lucrativo para quem pratica.

Criar com as próprias mãos e ver o trabalho pronto são uma forma de se expressar por meio da técnica e se sentir capaz e produtivo, o importante é escolher a que lhe dê satisfação e usá-la para se expressar, enfeitar a casa, presentear amigos e quem sabe até vender e conseguir uma renda extra.

Vander Silva

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS