buscar
por

Jubileu de Ouro Sacerdotal de Dom Geraldo Lyrio Rocha

Filho de terras capixabas, Dom Geraldo Lyrio Rocha, vem a Vitória especialmente para celebrar junto à Arquidiocese de Vitória seu Jubileu de Ouro Sacerdotal. A comemoração será realizada às 18 horas do dia 10 de setembro na Catedral Metropolitana de Vitória, em uma missa solene presidida por ele e concelebrada por bispos e padres.

As comemorações, porém, começaram em Fundão, sua terra natal, no dia 23 de julho e na Diocese de Colatina, onde Dom Geraldo foi o primeiro bispo, no dia 20 de julho.

No dia 15 de agosto, dia em que Dom Geraldo foi ordenado sacerdote, a missa solene aconteceu na igreja de São Pedro dos Clérigos em Mariana.

Trajetoria
Na Arquidiocese de Vitória foi reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha, professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pároco nas paróquias Virgem Maria, em Itacibá, São Pedro, na Praia do Suá e São Pedro, na Vila Rubim. Recebeu a ordenação episcopal no dia 31 de maio de 1984 das mãos de Dom Silvestre Luís Scandian em Vitória, onde atuou como bispo auxiliar da Arquidiocese até 1990.

Em 23 de abril de 1990 foi nomeado pelo Papa João Paulo II, o primeiro Bispo Diocesano de Colatina, e no dia 16 de janeiro de 2002, João Paulo II o designou para ser Arcebispo de Vitória da Conquista. Em 11 de abril de 2007, o Papa Bento XVI o Arcebispo Metropolitano de Mariana.

Missa na Catedral
10 de setembro
18h

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS