buscar
por

Igreja, a casa e a escola da comunhão

“Os religiosos e as religiosas, como todas as outras pessoas consagradas, são chamados a ser ‘peritos em comunhão’. Assim, espero que a ‘espiritualidade da comunhão’, indicada por São João Paulo II, se torne realidade e que vós estejais na vanguarda abraçando ‘o grande desafio que nos espera’ neste novo milênio: ‘fazer da Igreja a casa e a escola da comunhão’”. (Papa Francisco, Carta Apostólica para Proclamação do Ano da Vida Consagrada) Atividades missionárias, sociais, espiritualidade eucarística são algumas marcas das Congregações que iremos conhecer este mês.

Missionários do Sagrado Coração
“Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus! Eternamente!”. Este foi o lema de vida do Pe. Júlio Chevalier, que fundou os Missionários do Sagrado Coração no ano de 1854. Os MSC desenvolvem seu apostolado nos trabalhos paroquiais e diversas atividades pastorais, sendo sinal do amor de Deus. Na Arquidiocese de Vitória, eles estão presentes desde o ano de 2008 na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Vila Velha.

Jesuítas
A Companhia de Jesus tem uma profunda história com o Espírito Santo, pois os jesuítas estão presentes desde o início da colonização do estado, onde se destacou São José de Anchieta. A congregação fundada por Inácio de Loyola no século XVI tem como carisma o serviço da fé, a promoção da justiça, o diálogo interreligioso e o contato com a cultura moderna. Atualmente, cuidam da Paróquia Nossa Senhora da Assunção e do Santuário Nacional São José de Anchieta, em Anchieta.

Missionárias de Cristo
As irmãs Missionárias de Cristo partilham a fé e a vida do povo, participando de suas lutas, buscando juntar forças e promovendo o direito de viver em dignidade. Esta congregação foi fundada por um padre Missionário do Sagrado Coração, o Pe. Christian Moser, em 1956, na Alemanha. Na Arquidiocese atuam nos serviços pastorais e sociais da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Vila Velha, e Nossa Senhora da Penha, Flexal II, Cariacica.

Irmãs de Jesus na Eucaristia
Uma congregação capixaba! Cachoeiro de Itapemirim foi o lugar escolhido para que Madre Gertrudes de São José fundasse a Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia, no ano de 1927. Cada irmã deve viver em comunhão com Deus, com a Igreja e com sua comunidade, fazendo do mistério Eucarístico o ponto vital da espiritualidade e do Carisma. Em nossa Arquidiocese elas possuem quatro comunidades religiosas nos municípios de Vitória, Vila Velha e Cariacica, desenvolvendo trabalhos pastorais e sociais, além de uma casa para realização de encontros.

editor1

Arquidiocese

Fundada em 1958 e abrangendo 15 municípios do Estado do Espírito Santo conta com 73 paróquias. Desde 2004 D. Luiz Mancilha Vilela é o arcebispo da arquidiocese.

Mais posts do autor

COMENTÁRIOS